Bem Vindo!

O CONSEA Ceará, através deste blog, traz informações sobre Segurança Alimentar e Nutricional. Lembramos que as informações aqui postadas não refletem necessariamente a opnião deste Conselho.

4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

CONSEA Ceará promove capacitação para conselheiros estaduais

.
A capacitação aconteceu nos dias 19 e 20 de agosto no Hotel Porto Jangada no bairro do Mucuripe em Fortaleza e teve a participação de conselheiros e colaboradores do CONSEA Ceará. Representou uma iniciativa de difusão junto aos conselheiros, quanto à trajetória de Segurança Alimentar e Nutricional - SAN, sua contextualização histórica e seus conceitos.
.
O evento trouxe orientações quanto a programas basilares na área de SAN e contribuio com reflexões sobre as atribuições dos conselheiros frente a sua atuação em SAN. Foram discutidos os seguintes programas: Programa de Aquisição de Alimentos - PAA; Programa Bolsa Família; Programa Nacional de Desenvolvimento da Agricultura Familiar - PRONAF; Programa Um Milhão de Cisternas - PIMC.
.
O momento contribuio na contrução da Política e do Sistema de Segurança Alimentar e Nutriconal, como também com o exercício do controle social, que se caracteriza como principal missão do conselho.
.
Assessoria de Comunicação
CONSEA Ceará

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Primeira diretoria do Consea-Fortaleza toma posse

A posse da primeira diretoria do Consea-Fortaleza representou um passo importante na construção da Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.
.
Aconteceu ontem (12), a cerimônia de posse dos conselheiros do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional – Consea-Fortaleza. O evento aconteceu no miniauditório do Banco do Nordeste – BNB Passaré.
.
Foram nomeados 32 representantes da sociedade civil (16 titulares e 16 suplentes) nos segmentos: sindicatos de categorias profissionais de áreas de SAN ou afins; associações de classes profissionais e empresariais de áreas de SAN ou afins; representações de populações específicas ou vulneráveis; representação de crianças, adolescentes e idosos; representantes de entidades e núcleos que atuem na área de nutrição e entidades de ensino e pesquisa. O poder público ficou representado no Conselho por 8 titulares e 8 suplentes, sendo 7 do Executivo e um do Legislativo.
.
Cristina Santos foi uma das representantes da sociedade civil eleita para o Conselho. Para ela, muita coisa ainda precisa ser feita. “As pessoas precisam conhecer o direito que têm à alimentação e como a Constituição Federal o garante.”, diz. Ela acredita que, como conselheira, poderá representar a voz de sua comunidade na elaboração de políticas públicas de Segurança Alimentar e Nutricional.
.
Depois da posse dos conselheiros, Mariana Santarelli, diretora de Sistemas Descentralizados de Segurança Alimentar e Nutricional da Sesan-MDS (Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome), proferiu a palestra “Construindo o Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional - Sisan Fortaleza”.
.
Para Ricardo Kaminski, “o seminário constitui um momento histórico para a implantação do sistema público que visa à promoção, proteção e à garantia do direito à alimentação no município e no país.”.
.
Vinculado à Semas, o Consea-Fortaleza é a instância de articulação entre a Prefeitura Municipal de Fortaleza e a sociedade civil. Seu principal objetivo é formular e monitorar as diretrizes de ações para políticas e ações na área de Segurança Alimentar e Nutricional.
.
De acordo com Derleide Andrade, Secretária Executiva da Semas, a construção de uma política de segurança alimentar e nutricional sempre representou um desafio. “Mas, a partir da construção do Consea Fortaleza, o primeiro passo já foi dado. O fortalecimento da política será buscado, principalmente a partir de agora, articulando outras secretarias municipais”, completa.
.