Bem Vindo!

O CONSEA Ceará, através deste blog, traz informações sobre Segurança Alimentar e Nutricional. Lembramos que as informações aqui postadas não refletem necessariamente a opnião deste Conselho.

4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

CONSEA Ceará realiza capacitação com delegação da IV CNSAN

O CONSEA Ceará realizou ontem, dia 25/10 no Hotel Amuarama, uma capacitação para os delegados que irão representar o Ceará na IV Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional que será realizada em Salvador-BA, nos dias entre os dias 7 e 10 de novembro de 2011.

Na capacitação o Secretário Executivo Francisco Tabosa debateu com os delegados todo o “Comunicado nº 11” enviado pelo Consea Nacional onde consta perguntas e respostas sobre passagens, traslado, custos, datas e demais informações importantes para os participantes da Conferência. Logo após o Presidente do CONSEA Ceará Emanuel Barreto de Oliveira, fez colocações fundamentais a cerca do compromisso e efetiva participação dos delegados.

Á tarde foi feito trabalhos em grupos para discutir os eixos temáticos que serão abordados na Conferência Nacional de onde saíram diversas ideias e sugestões que serão levadas para discussão em Salvador. Por fim a Conselheira Shandra Carmem apresentou modelos de moções e explicou como e quando elas devem ser utilizadas, para que tenham fundamento e sejam compostas com informações sólidas.

O encontro dos delegados foi muito bem vindo para que estes estejam organizados e possam ter uma significativa representação na Conferência Nacional.
.

Clique aqui para baixar o "Comunicado nº 11".
.
Assessoria de Comunicação
CONSEA Ceará

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

STDS e CONSEA Ceará realizam a Semana Mundial da Alimentação na Praça

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), em parceria com o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA - Ceará) , realizou na última sexta-feira, dia 21/10, na Praça José de Alencar a “Semana Mundial da Alimentação na Praça” juntamente coma Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária que em anos anteriores vinha sendo realizada na Praça da Gentilândia no Benfica, este ano a feira foi realizada junto com o evento da STDS.

A união de tais eventos trouxe maior número de atividades, serviços e comercialização de produtos agroecológicos. O evento contou com uma vasta programação cultural com a participação de grupos de teatro, dança e repentistas das unidade da STDS, comercialização de alimentos agroecológicos, e ainda, prestação de serviços à comunidade, tais como massagens, oficinas e verificação de pressão.

Fonte: Ascom STDS

Assessoria de Comunicação
CONSEA Ceará

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

SENAI realiza eventos na SMA 2011

Hoje, dia 20 de outubro, envolvendo a programação da Semana Mundial da Alimentação do Estado do Ceará, o SENAI realiza três importantes eventos, Olimpíada do Conhecimento, a 3ª edição do SENAI Casa Aberta e Cetrem-Mucuripe.

Olimpíada do Conhecimento

Criada em 2001, a Olimpíada do Conhecimento, a maior competição de educação profissional das Américas, é uma das principais vitrines profissionais do país, pois expõe o talento de jovens estudantes, incentiva o desenvolvimento de competências e ensina os alunos a superar desafios, aproximando-os da realidade do mercado de trabalho e do ambiente industrial.

A Olimpíada, aberta ao público, proporciona também um espaço de interação e troca de experiências entre a indústria, empresários, estudantes e a comunidade, pois apresenta, além das provas, palestras e exposições dos produtos elaborados pelos alunos competidores.

As atividades da Olimpíada do Conhecimento, da etapa estadual, estão ocorrendo nas oficinas de panificação e confeitaria do SENAI/CERTREM e os visitantes puderam conhecer mais sobre o setor, assistindo a elaboração de produtos feita pelos alunos competidores e vendo a exposição dos mesmos, durante o evento.

Na panificação, os produtos que estão sendo elaborados são pães rústicos, pães recheados, pães doces e esculturas de massa inerte. Na confeitaria, os produtos são entremet, small cake, sobremesas empratadas e esculturas de chocolate.

SENAI Casa Aberta 2011 - 3ª edição

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/CE), entidade ligada à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), abre as portas das sete unidades em Fortaleza, Maracanaú e Juazeiro do Norte e convida a comunidade a conhecer o que a instituição oferece em educação profissional, tecnologia e inovação.

Com o objetivo de despertar nos jovens o interesse por carreiras industriais, o SENAI Casa Aberta realizará durante estes dois dias, palestras sobre as especificidades das profissões e profissionais demandados pela indústria cearense e atendidos por cursos no SENAI nas áreas de alimentos e bebidas, automação, automotiva, construção, couros e calçados, eletrônica, energia, gráfica e editorial, metal-mecânica, segurança do trabalho, tecnologia da informação, têxtil e vestuários, dentre outras.
Informações: www.senaicasaaberta.com.br.

SENAI/Certrem – Mucuripe

O objetivo primordial é possibilitar o contato do Certrem com visitantes de escolas públicas e da comunidade em geral. Para isso, estão sendo feitas apresentações sobre as atividades do SENAI e exibição de vídeos.

Os visitantes poderão acompanhar uma moagem experimental, conhecendo o processo de transformação do grão de trigo em farinha. A biblioteca estará aberta aos visitantes e conta com um dos principais acervos do estado na área de alimentos. Haverá ainda a exposição de uma cartilha do Programa SESI Cozinha Brasil, com receitas em braile. Ainda, aulas demonstrativas sobre apresentação e cake design, com acabamentos diferenciados e a decoração de mini bolos e de cookies.

Fonte: SENAI

Assessoria de Comunicação
CONSEA Ceará

SMA 2011: SEDUC realiza evento no Centro Administrativo do Cambeba

Hoje, dia 20 de outubro a partir das 9 horas da manhã a SEDUC junto com o CONSEA Ceará realiza um evento no Centro Administrativo do Cambeba que pretende aproximar os servidores e demais passantes a temática da segurança alimentar e nutricional.

O evento contará com diversos serviços gratuítos prestados a população como: orientação nutricional dada pela equipe de nutricionistas do PNAE/CE, avaliação nutricional e verificação de massa corporea (IMC) feita por alunos do curso de nutrição da FIC. O Instituto Agropolos, o Nutre/MDA, COOPERFAM e alguns produtores rurais pronafianos realizarão uma feira de Agricultura Familiar. Tudo isso com música ao vivo para animar o público.

Assessoria de Comunicação
CONSEA Ceará

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Audiência Pública discute sobre a SMA 2011 e o seu tema: Preço dos Alimentos – da crise à estabilidade

.

A elaboração de uma Política de Segurança Alimentar e Nutricional no Estado do Ceará foi tema de discussão, na tarde desta terça-feira (18/10), em audiência pública realizada pela Comissão de Agropecuária da Assembleia Legislativa e o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Ceará – CONSEA Ceará. Durante o debate, proposto pelo deputado Lula Morais (PCdoB), o Presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Ceará (CONSEA Ceará) Emanuel Barreto de Oliveira, e a conselheira do CONSEA Ceará, Helena Selma Azevedo, apresentou dados sobre a insegurança alimentar em âmbitos nacional e regional.

Helena Selma Azevedo afirmou que tanto a fome quanto a insegurança alimentar são as principais violências a que o ser humano pode ser submetido. Para ela, houve uma mudança de paradigma relacionada à alimentação no Brasil. “Se algumas décadas atrás existiam uma preocupação grande com relação à desnutrição, hoje essa preocupação se dá mais pela obesidade, pois em geral o brasileiro não está sabendo se alimentar de forma adequada”, afirmou.

O deputado Lula Morais (PCdoB) afirmou que a discussão sobre o assunto faz parte das comemorações do Dia Mundial da Alimentação, celebrado em 16 de outubro. “Esta data é importante para alertar aos governantes sobre a problemática da fome e da pobreza no país e no mundo, e sobre as políticas de combate à desnutrição, de incentivo à produção alimentar e também sobre a democratização do acesso a uma alimentação saudável. É um tema que deve ser prioridade, pois é uma questão básica de sobrevivência”, ressaltou o parlamentar.

A representante da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado e Secretária do CONSEA Ceará, Regina Praciano, disse a discussão sobre o tema não ser recente, mas que a novidade está em termos de políticas públicas para o tema. Ela afirmou ainda, que no momento a meta do Estado é a elaboração do Plano, que se adeque ao projeto nacional, aprovado em 2010.

Participaram também da audiência; o superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Eude Guedes de Andrade; deputado Hermínio Resende (PSL), entre demais autoridades.

O evento contou ainda com a entrega de placas homenageando a Prefeitura de Orós, Rede de Agricultores e Agricultoras Agroecológicos de Itapipoca e ao CONSEA Ceará pelos trabalhos que vêm realizando na área de segurança alimentar e nutricional no estado do Ceará.

Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa do Ceará

Assessoria de Comunicação
CONSEA Ceará

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Programação da Semana Mundial da Alimentação no Ceará

Faltam um pouco mais que duas semanas para a celebração do Dia Mundial da Alimentação, entre os dias 17 e 21 de outubro, o CONSEA Ceará realizará diversos eventos referente a esta data.

No dia 21 de outubro, o evento Semana Mundial da Alimentação na praça que nos anos anteriores vinha sendo realizado na Praça do Ferreira, este ano excepcionalmente, será realizado na Praça José de Alencar que também se localiza no centro da cidade. Segue abaixo a Programação Prévia da SMA 2011 no Ceará.

Programação

Data:
17/10 às 14 horas
Evento:Teleconferência (4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional)
Sobre: Realizada pela TV NBr, terá participação da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN), Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e NutricionalCONSEA.
Local: Assembléia Legislativa do Ceará (Av. Desembargador Moreira, 2807 - Dionísio Torres)
______________________________________________

Data: 18/10 às 14 horas
Evento:Audiência Pública (Preço dos Alimentosda crise à estabilidade).
Sobre: Debate sobre o tema da Semana Mundial da Alimentação. A mesa será composta por conselheiros do CONSEA Ceará.
Local: Assembleia Legislativa do Ceará - Complexo das Comissões Técnicas (Av. Desembargador Moreira, 2807 - Dionísio Torres)
______________________________________________

Data: 19/10 às 14 horas
Evento:Painel Temático
Sobre: Apresentação sobre o tema da Semana Mundial da Alimentação,Preço dos Alimentosda crise à estabilidade.
Local: Auditório da Zootecnia - Campus do Pici
______________________________________________

Data: 20/10 das 09 às 13 horas
Evento: Semana Mundial da Alimentação no Cambeba.
Sobre: Exposição de vídeos e demais materiais sobre Segurança Alimentar e Nutricional e a temática da Semana Mundial da Alimentação deste ano.
Local: Centro de Convivência do Centro Administrativo Gov. Virgílio TávoraCambeba
______________________________________________

Data: 20/10 das 08 às 17 horas
Evento: Programa SENAI Casa Aberta
Sobre: Diversas atividades envolvendo segurança alimentar e nutricional realizadas para a população mais carente dos bairros, Mucuripe, Cais do Porto e adjacências.
Local: Unidades instaladas nos bairros onde serão realizadas as atividades.
______________________________________________

Data: 21/10 das 09 às 17 horas
Evento: Semana Mundial da Alimentação na Praç
Sobre: uma grande estrutura montada na praça José de Alencar irá proporcionar um dia de apresentações culturais, exposição de material sobre SAN, venda de alimentos orgânicos e prestação de serviços gratuítos para os passantes como massagens, oficinas e verificação de pressão.
Local: Praça José de AlencarCentro
______________________________________________

Assessoria de Comunicação
CONSEA Ceará