Bem Vindo!

O CONSEA Ceará, através deste blog, traz informações sobre Segurança Alimentar e Nutricional. Lembramos que as informações aqui postadas não refletem necessariamente a opnião deste Conselho.

4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Dia do Nutricionista

O 31 de agosto é o Dia do Nutricionista. A data foi instituída em homenagem à criação da Associação Brasileira de Nutricionistas, ocorrida em 31 de agosto de 1949. A associação, tempos depois, mudou para federação e, posteriormente, foi alterada para a atual Associação Brasileira de Nutrição (Asbran).

Nutrição é a ciência que estuda os alimentos e os aplica às necessidades nutricionais das pessoas. O profissional nutricionista tem, entre suas funções, planejar programas de alimentação, preparar dietas e cardápios, supervisionar a produção de alimentos e cozinhas de indústrias e restaurantes, além de acompanhar o regime alimentar de atletas.

"O nutricionista exerce um papel fundamental na vida em sociedade", diz comunicado do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN). "Ele utiliza a ciência da nutrição e interpreta fatores culturais, biológicos, sociais e políticos, com vistas a melhorar a alimentação, bem como a saúde e a qualidade de vida das pessoas, em todas as fases da vida", completa.

O CONSEA aproveita a passagem de tão importante data para cumprimentar a todos(as) os(a) nutricionistas, pela sua notória importância e destacado papel na segurança alimentar e nutricional dos brasileiros.

Fonte: CONSEA Nacional

Ascom
CONSEA Ceará

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

FAO define tema do Dia Mundial da Alimentação 2012


A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) divulgou o tema do Dia Mundial da Alimentação 2012: “Cooperativas agrícolas alimentam o mundo”. 

Todos os anos, o Dia Mundial da Alimentação é celebrado em 16 de outubro. Trata-se de um chamamento aos países para a adoção de políticas, programas e ações voltadas para eliminar a fome no mundo e assegurar a segurança alimentar dos povos. 

“As cooperativas estão presentes em todos os países e setores, incluindo agricultura, alimentação, finanças, saúde, comercialização, seguros e crédito”, informa um comunicado da FAO. “Estima-se que as cooperativas tenham um bilhão de membros em todo o mundo, gerando mais de 100 milhões de empregos”, informa o comunicado. 

“Na agricultura, silvicultura, pesca e pecuária, os seus membros participam em atividades de produção, partilha de riscos e lucros, poupança de custos e geração de rendimento, que lhes proporcionam maior poder de negociação na hora de vender ou comprar no mercado”, afirma a FAO. 

De acordo com a organização, o Dia Mundial da Alimentação 2012 destaca as cooperativas agrícolas e sua contribuição para a redução da pobreza e da fome. Afinal, do número aproximado de 925 milhões de pessoas que passam fome no mundo, 70% vivem em áreas rurais onde a agricultura é a principal atividade econômica.

As cooperativas agrícolas e alimentares são já um importante instrumento contra a pobreza e a fome, mas podem fazer muito mais. É tempo de fortalecer essas organizações e facilitar sua expansão, bem como criar um ambiente comercial, legal, político e social favorável em que se possam desenvolver.


Fonte: Consea Nacional, FAO

Consea Ceará