Bem Vindo!

O CONSEA Ceará, através deste blog, traz informações sobre Segurança Alimentar e Nutricional. Lembramos que as informações aqui postadas não refletem necessariamente a opnião deste Conselho.

4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Orós é único município do Brasil agraciado em duas categorias no Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar


O município de Orós recebeu ontem (9) em Brasília o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar. Orós foi destaque, sendo o único do Brasil a receber dois prêmios: Desenvolvimento Local, pelas ações na agricultura familiar; e Eficiência Nutricional, pelas ações de educação alimentar nas escolas. A entrega foi feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, e pelo presidente do conselho gestor da ONG Ação Fome Zero, Antoninho Marmo Trevisan. Orós e Aracati foram os únicos municípios do Ceará entre os 25 municípios selecionados em todo o País. Aracati recebeu o prêmio na área Administrativa e Financeira.
.
“Receber esse prêmio é uma grande alegria para o município de Orós, pois durante a Administração Orós que o Povo Quer temos trabalhado para garantir que todos os estudantes do nosso município tenham acesso a uma alimentação saudável, nutritiva e saborosa. Além disso, temos estimulado a agricultura local, adquirindo dos produtores alimentos para complementar a merenda. A premiação mostra que o nosso trabalho tem dado certo. É resultado do nosso esforço na área da merenda escolar”, afirma a prefeita de Orós, Fátima Maciel Bezerra.
.
Uma novidade nesta sexta edição do prêmio foi a homenagem especial às merendeiras. Para Trevisan, as merendeiras precisam ser capacitadas e estimuladas constantemente para que preparem uma merenda ainda melhor e sirvam bem às crianças. Na oportunidade, o presidente Lula entregou um troféu para a merendeira Viviane Vieira, de Ribeirão Bonito (SP)
.
SOBRE O PRÊMIO
.
O prêmio tem como objetivo destacar os prefeitos que realizam gestões criativas e responsáveis no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e disseminar essas boas práticas para que sejam conhecidas e adotadas por outras prefeituras do País. “Conhecer e valorizar experiências exitosas é um passo importante para incentivar o gerenciamento público do PNAE com a seriedade e a responsabilidade que ele exige”, diz a nutricionista Virlena Rios, coordenadora do Programa de Segurança Alimentar de Orós. A seleção dos vencedores foi realizada o longo de oito meses por uma comissão julgadora formada por especialistas e professores das áreas de nutrição, educação, administração pública, políticas públicas, economia e desenvolvimento local.
.
MERENDA CAMPEÃ
.
Atualmente, cerca de 4.500 estudantes da rede pública de ensino de Orós recebem merenda escolar de qualidade, com cardápio variado elaborado por profissionais especializados. Conforme a nutricionista Virlena Rios, o cardápio inclui galinha caipira, filé de peixe, sucos, frutas, verduras, iogurte, arroz, macarrão e biscoito. “Há uma preocupação da prefeita em investir na merenda escolar a fim de proporcionar uma alimentação de qualidade aos estudantes das escolas públicas”, afirma.
.
A merenda escolar de Orós é adquirida com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), sendo suplementada pela prefeitura por meio do Programa de Aquisição de Alimentos, que compra alimentos diretamente dos produtores da agricultura familiar do município.
.
Para a prefeita Fátima Maciel, a aquisição de alimentos de pequenos produtores rurais e a preocupação em conscientizar os estudantes sobre a importância da alimentação saudável contribuíram para que Orós fosse premiado. “Muitos produtos servidos na merenda escolar são oriundos da agricultura familiar, favorecendo o desenvolvimento local. Além disso, nós também capacitamos os professores para que eles realizassem oficinas sobre alimentação saudável com os alunos”, explica a prefeita Fátima.
.
Fonte: Dháfine Mazza Jornalista (MTE 2157/CE)

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

I Seminário Ítalo-Brasileiro de Segurança Alimentar

Estão prorrogadas, até a próxima sexta-feira (04), as inscrições para o I Seminário de Segurança Alimentar. O evento é uma realização do IFCE, em parceria com o Governo do Estado do Ceará e o Ministério da Saúde da Itália. Focado no tema o “Controle Higiênico-Sanitário de Alimentos”, o encontro visa à congregação dos profissionais e estudantes da área e ao estabelecimento de um polo de cooperação científica e tecnológica entre o Brasil e a Itália.
.
Na abertura do Seminário, marcado para o período de 9 a 11 de dezembro, no SEBRAE, será proferida uma palestra sobre Segurança Alimentar na Estrutura Internacional pelo diretor da Organização Mundial de Saúde Animal, Romano Marabelli. Estão ainda previstas palestras e mesas-redondas, com a participação do reitor do IFCE, Cláudio Ricardo Gomes de Lima e de representantes do Instituto Italiano Zooprofilattico Sperimentale dell Abruzzo e del Molise G. Caporale. Para se inscrever no Seminário, basta clicar aqui.
.
Fonte: Assessoria de Comunicação IFCE

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Oficina de Capacitação em SAN contempla 40 municipios cearenses


O CONSEA Ceará realizou nos dias 26 e 27 de novembro no SESC Iparana, a “Oficina de Capacitação para CONSEAS – Construção da Política e Sistema de SAN". O evento teve o objetivo de promover uma integração maior entre os CONSEAS Municipais e Estadual além de dicutir sobre o SISAN e os programas de fortalecimento da agricultura familiar. O evento contou com a participação de 150 pessoas representando 40 municipios do Ceará..
.
No primeiro dia pela manhã, o evento foi aberto com o canto do Coral da STDS e com a fala da Presidente do CONSEA Ceará Helena Selma Azevedo. Ainda pela manhã foi discutido o Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) e pela tarde, foi discutido a estruturação, funcionamento e ações desenvolvidas pelo CONSEA Nacional e Estadual.
.
Já no segundo dia pela manhã, foi apresentado os programas de fortalecomento da agricultura familiar: PAA, PNAE e Mais Alimentos. A partir das 10:30 foram reunidos 4 grupos para discutirem propostas de mecanismos de controle social dos referidos programas. No periodo da tarde foi realizada as apresentações dos grupos e feito o encerramento.
.
Segundo os participantes relataram, esse tipo de evento é importante para que haja uma maior aproximação e participação dos CONSEAS Municipais nos programas e ações de SAN que atuam no Estado do Ceará.
.
Conforme combinado no evento, segue abaixo o link para baixar as apresentações.
Fonte: Assessoria de Comunicação do CONSEA Ceará

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

CONSEA Ceará promoverá capacitação para os municípios cearenses

.
O Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Ceará – CONSEA Ceará, promoverá nos dias 26 e 27 de novembro na Colônia Ecológica SESC Iparana a “Oficina de Capacitação para CONSEAS – Construção da Política e Sistema de SAN”.
.
Contando com apoio da STDS, SESC, Banco do Nordeste e ADES, o evento abrigará cerca de 150 pessoas que discutirão as seguintes questões: construção e implementação da Política e do Sistema de SAN, mecanismos para realização de controle social das ações de SAN, em especial do PAA e PNAE e integração entre conselheiro(as) estaduais e municipais de SAN e colaboradores(as) e amigos(as) do CONSEA Ceará.
.
Estamos acertando os ultimos detalhes da programação, logo será informado maiores detalhes no blog.
.
Serviço:
Local: Colônia Ecológica SESC Iparana (Rua José Alencar, 150 – Praia de Iparana)
Data: 26 e 27 de novembro
Informações: (85) 3101-1563 / conseaceara@yahoo.com.br
.
Fonte: Assessoria de Comunicação do CONSEA Ceará

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Diário do Nordeste: Alimentação é tema de evento

O brasileiro e, especialmente o nordestino, é mal alimentado. Ou tende para a obesidade ou sofre com a desnutrição, num País de diferenças. Além disso, são conhecidos os problemas de informação inadequada sobre nutrição e há uma restrição de alimentos gerada pelo agronegócio. Esse mundo de desigualdades foi discutido, ontem, por nutricionistas, profissionais da Secretaria da Saúde do Estado e integrantes do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Ceará, durante as comemorações pelo Dia Mundial da Alimentação, lembrado na Praça Ferreira.
.
Estandes onde nutricionistas das mais diversas instituições, como a Universidade de Fortaleza (Unifor) e da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), prestaram orientações a quem se aproximava. E quem passou pela praça na manhã de ontem pôde ainda medir a pressão arterial e fazer exames de glicemia. A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) distribuiu preservativos e folhetos informativos sobre a pirâmide alimentar.
.
A gerente da Célula de Segurança Alimentar da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Regina Praciano, lembra que essas atividades de esclarecimento e formação de uma consciência pelo alimento sadio acontece em todo o mundo há cinco anos.
.
A proposta da ação, como informou a nutricionista Marta Maria de Sousa, foi mostrar que a melhor dieta é a composta por proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, cálcio e vitaminas. Além disso, essa alimentação saudável precisa ser variada e conter produtos sem excessos ou desperdícios.
.
Fonte: Diário do Nordeste

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Filme "Garapa" terá exibição única e gratuita no Cine São Luiz

Confira o trailer do filme na sessão de vídeos do blog,
ou clicando aqui.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

II Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária na Praça da Gentilândia


Fazendo parte da programação da Semana Mundial da Alimentação 2009, o CONSEA Ceará junto a órgãos públicos e entidades da sociedade civil estão promovendo a II Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária que se realizará amanhã, dia 15 de outubro, na Praça da Gentilândia (Av. 13 de Maio).
.
Pela manhã, das 8:30 às 12 horas no Auditório da Reitoria da UFC, será realizada a "Mesa Redonda: “Segurança Alimentar e Nutricional e a prática da intersetorialidade: alimentos da agricultura familiar no cardápio das escolas”. Serão discutidas questões relacionadas ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), mais conhecido como merenda escolar, que é gerenciado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e também será exposta as experiências do PNAE, dos municípios cearenses Santana do Acaraú e Assaré
.
Nos periodos da tarde e noite, das 15 às 21 horas, na Praça da Gentilândia, será montada uma estrutura de feira que contará com produtos da agricultura familiar, agroecologia e economia solidária, além de comidas típicas, artesanatos e atrações culturais.
.
Data: 15/10/2009
Local: Praça da Gentilândia (Av. 13 de Maio)
.
Felipe Farias
Assessor de Comunicação

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

O CONSEA Ceará convida a todos para participar da Semana Mundial da Alimentação 2009

.
No dia 16 de outubro, cerca de 150 países celebram o Dia Mundial da Alimentação. É uma oportunidade para os países refletirem sobre a segurança alimentar e nutricional, num momento em que, segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), cerca de 923 milhões de pessoas passam fome em todo mundo.
.
O tema escolhido pela FAO para o Dia mundial da Alimentação deste ano é “Alcançar a Segurança Alimentar em Época de Crise”. Com esse tema, se pretende estimular uma reflexão a respeito do quadro da atual insegurança alimentar mundial.
.
No Brasil e mais precisamente no Ceará, será realizada a “Semana Mundial da Alimentação”, com uma vasta programação de 11 a 17 de outubro. Assim como aconteceu em anos anteriores, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional – CONSEA Ceará junto a órgãos públicos e entidades da sociedade civil realizarão em todo o estado inúmeros eventos: rodas de conversas, palestras, oficinas, filmes, feiras, etc. Acesse http://www.conseaceara.blogspot.com/ para conferir a programação completa.
.
Segue abaixo os eventos em destaque:
.
13/10 das 14 às 17 horas – Audiência Pública: “Alcançar a Segurança Alimentar em Época de Crise” – Assembléia Legislativa do Ceará (Av. Desembargador Moreira, 2807)
.
14/10 das 14 às 17 horas – Seminário: “Alcançar a Segurança Alimentar em Época de Crise” – SESC (Av. Duque de Caxias, 1701)
.
15/10 das 08:30 às 12 horas – Mesa Redonda: "Segurança Alimentar e Nutricional e a prática da intersetorialidade: alimentos da agricultura familiar no cardápio das escolas" - Auditório da Reitoria da UFC (Campus do Benfica)
.
15/10 das 15 às 21 horas – II Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária - Praça da Gentilândia (Av. 13 de Maio)
.
16/10 das 09 às 15 horas – Dia Mundial da Alimentação na Praça – Praça do Ferreira
.
16/10 das 15 às 18 horas – Apresentação da Campanha Natal Pela Vida (COEP) e Exibição do filme "Garapa" (Dir. José Padilha) – Cine São Luiz (Praça do Ferreira)
.
Programação Completa
.
Maiores informações: (85) 3101-1563 (CONSEA Ceará)

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Abaixo-assinado do direito à alimentação recebeu mais de 17 mil assinaturas

.
O abaixo-assinado que pede a inclusão do direito à alimentação na Constituição Federal já recebeu mais de 17 mil assinaturas, em menos de cinco meses. A meta é alcançar 20 mil assinaturas até o Ato Público pela Aprovação da Proposta de Emenda Constitucional 047/2003, no dia 1º de outubro na Câmara dos Deputados. No dia, as assinaturas serão entregues ao Presidente da Câmara, deputado Michel Temer.
.
A iniciativa faz parte da campanha Alimentação: direito de todos. A PEC já foi aprovada pela Comissão Especial da Câmara e ainda precisa ser votada em dois turnos pelo plenário. O Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) quer que a PEC seja aprovada até o dia 16 de outubro, quando é comemorado o Dia Mundial da Alimentação.
.
Se você ainda não assinou, acesse www.presidencia.gov.br/consea. Ou imprima as páginas que também estão disponíveis no site e envie para o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), em Brasília.
.
Fonte: Assessoria de Comunicação do CONSEA Nacional

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Video-Conferências irão discutir a LOSAN Ceará

.
A construção da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) no Ceará necessita de instrumentos capazes de regular e executar a Política Estadual de SAN e implementação do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional do Ceará (SISAN Ceará) que integrará o SISAN Nacional criado pela Lei 11.346 de 15 de setembro de 2006.
.
O Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Ceará (CONSEA Ceará) elaborou uma Minuta da Lei Orgânica de SAN do Ceará (LOSAN Ceará). É importante a validação do seu conteúdo junto à sociedade organizada, em especial, dos setores ligados ao movimento de SAN. Neste sentido, serão realizados seminários por meio de video-conferências que possibilitarão a ampliação da discussão da referida minuta e a legitimação do processo de construção dos marcos legais do SISAN. Após sistematizadas as sugestões, a Minuta será entregue ao Governador do Estado do Ceará que a encaminhará à Assembléia Legislativa.
.
As Vídeo-Conferências serão transmitidas de Fortaleza (Aembléia Legislátiva do Ceará) para os municípios de Sobral, Juazeiro do Norte, Tauá e Quixeramobim.
.
Datas e Locais dos Seminários
.
22 de setembro de 2009 – Sobral
Horário: 8h30min às 12h
Fortaleza - Assembléia Legislativa do Ceará – Complexo das Comissões Técnicas - Auditório Deputado Joel Marques
Sobral – FATEC Sobral, Av. Dr. Suarany, 317 – Derby Club
.
24 de setembro de 2009 – Juazeiro do Norte
Horário: 8h30min às 12h
Fortaleza - Assembléia Legislativa do Ceará – Complexo das Comissões Técnicas - Auditório Deputado Almir Pinto
Juazeiro do Norte – FATEC Cariri, Rua Amália Xavier Oliveira, 155 – Triângulo
.
06 de outubro de 2009 – Tauá
Horário: 8h30min às 12h
Fortaleza - Assembléia Legislativa do Ceará – Complexo das Comissões Técnicas - Auditório Deputado Alberto Costa Lima
Tauá – Cidade Digital Tauá, Rua Abigail Cidrão, 882 - Centro
.
07 de outubro de 2009 – Quixeramobim
Horário: 8h30min às 12h
Fortaleza - Assembléia Legislativa do Ceará – Complexo das Comissões Técnicas - Auditório Deputado Joel Marques
Quixeramobim – FATEC Sertão Central, Av. Bizaria Carvalho, s/n - Centro
.
Para um maior entendimento do evento, segue alguns documentos:

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Dia Mundial da Alimentação 2009: Alcançar a segurança alimentar em época de crise


A celebração do Dia Mundial da Alimentação (DMA), 16 de outubro, aniversário da fundação da FAO em 1945, e que é comemorado em aproximadamente 150 países, estará enfocada este ano 2009 sob o tema de “Conseguir segurança alimentar em época de crises”.
.
Isto se deve a que a crise econômica, além do aumento nos preços dos alimentos e dos combustíveis no período entre os anos 2007 e 2008, contribuiu para a deterioração das zonas rurais dos países em desenvolvimento, afetando principalmente as pessoas em situação de pobreza que também se encontram prejudicadas pelos altos índices de desemprego, produto da situação econômica mundial.
.
De acordo com o diretor-geral da FAO, Jacques Diouf, durante o último ano houve “uma perigosa mistura de desaceleração econômica global combinada com preços dos alimentos obstinadamente altos, em muitos países levou a quase 100 milhões de pessoas mais que do ano passado a fome crônica e a pobreza”.
.
E neste contexto é que a versão deste ano estará relacionada com a influência da crise econômica e no aumento do número de pessoas subnutridas no mundo, junto com os efeitos causados pelos antecessores, como a crise energética e alimentar, o que contribuiu para aumentar o número de famintos para aproximadamente 1020 milhões de pessoas.
.
A reunião irá tentar encontrar um consenso para ajudar a gerar as ações necessárias para a erradicação da fome, sendo uma das prioridades conseguir investimento tanto público como privado, mais concretamente através de investimentos públicos orientados para incentivar e facilitar o investimento privado especialmente por parte dos próprios agricultores.
.
Em relação a isto, Diouf declarou nos último tempos que “são necessárias as ferramentas de desenvolvimento, econômicas e políticas para impulsionar sua produção agrícola e sua produtividade. É necessário aumentar o investimento na agricultura, já que na maioria dos países pobres um setor agrícola saudável é fundamental para superação da fome e da pobreza e um pré-requisito para o crescimento econômico”.
.
Objetivos do Dia Mundial da Alimentação:
.
- Estimular uma maior atenção à produção agrícola em todos os países e um maior esforço nacional, bilateral, multilateral e não governamental a este fim;
.
- Estimular a cooperação econômica e técnica entre países em desenvolvimento;
.
- Promover a participação das populações rurais, especialmente das mulheres e dos grupos menos privilegiados, nas decisões e atividades que afetam a suas condições de vida;
.
- Aumentar a consciência pública sobre a natureza do problema da fome no mundo;
.
- Promover a transferência de tecnologias ao mundo em desenvolvimento;
.
- Fomentar ainda mais o sentido de solidariedade nacional e internacional na luta contra a fome, a desnutrição e a pobreza e sinalar a atenção aos êxitos em matéria de desenvolvimento alimentar e agrícola.
.
No Ceará, entre os dias 13 e 17 de outubro, o CONSEA Ceará juntamente com entidades da esfera pública e civil realizará diversos eventos que estarão inseridos na Semana Mundial da Alimentação 2009. Em breve, no blog, será disponibiizado a programação geral.
.
Fonte: Site da FAO (http://www.rlc.fao.org/pr/dma)

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Abaixo-assinado da PEC Alimentação chega a 10.600 assinaturas

O abaixo-assinado pela aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 047/2003 já possui 10.600 adesões, na soma das assinaturas via Internet e em formulários impressos.A PEC 047 inclui a alimentação na Constituição Federal como direito de todos os brasileiros. A proposta já foi aprovada no Senado Federal e precisa ser aprovada, em dois turnos, na Câmara dos Deputados.
.
O abaixo-assinado é uma das ações da Campanha Nacional "Alimentação, direito de todos", coordenada pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), com o apoio de diversos órgãos públicos, instituições da sociedade civil, artistas, personalidades e militantes da segurança alimentar e nutricional.
.
No site do Consea, os estados com maior número de assinaturas são Bahia, com 1.660, e Pará, com 1.227. Já o município de Contagem (MG) enviou formulários que somam 1.310 assinaturas. No Tocantins, o Consea estadual estipulou a meta de coletar 90 mil assinaturas até 16 de outubro.
.
No Ceará a campanha segue coletando assinaturas, a meta é que no dia 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação, a (PEC) 047/2003 seja aprovada.
.
Como participar da campanha:
No site da campanha estão disponíveis materiais para divulgação, abaixo-assinado para impressão, além do abaixo-assinado eletrônico. Para assina-lo você tem que acessar o site http://www4.planalto.gov.br/consea/pec-alimentacao, no menu esquerdo clicar em “abaixo assinado” e instalar o Certificado Digital da Presidência da Republica, que encontra-se disponível abaixo do texto da página. Após a instalação do certificado você deve clicar em “Para assinar” e preencher as informações solicitadas. Em caso de dúvida o site possui um manual de instalação, para que a assinatura seja concluída com sucesso.
.
Fonte: Assessoria de Comunicação do CONSEA Nacional

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Frutal 2009, em Fortaleza de 14 a 17 de Setembro

Nas 15 edições já realizadas da FRUTAL mais de 380.000 pessoas visitaram a feira. Houve capacitação de 15.000 produtores/técnicos em cursos, mais de 37.000 produtores vieram em caravanas além de mais de 400 palestras/painéis/seminários voltados para o interesse do público. Esses números consolidam a FRUTAL como um dos mais importantes eventos do setor do agronegócio brasileiro, apresentando crescimento de expositores internacionais e se firmando como referência na atração de investimentos e conquistas de novos mercados para o Estado do Ceará.
.
A 16ª Semana Internacional de Fruticultura, Floricultura e Agroindústria - Frutal 2009, será realizada entre os dias 14 e 17 de setembro e contará com 70 atividades, divididas em cursos e palestras técnicas, seminários técnicos e setoriais, painéis, mesas redondas e oficinas. Destes, 16 são voltados para o setor de flores e plantas ornamentais e o restante para frutas e agroindústria.
.
Confira a programação e maiores informações no site: http://www.frutal.org.br
.
Fonte: Diário do Nordeste e Frutal 2009

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Parabéns a todos os profissionais de Nutrição!

.
Hoje, 31 de agosto, é comemorado em todo o país o Dia do Nutricionista. Essa celebração foi criada em homenagem à primeira entidade representativa da categoria, a Associação Brasileira de Nutrição (Asbran), que foi fundada em 31 de agosto de 1949, portanto, há 60 anos.
.
O Nutricionista é o profissional de saúde habilitado para ajudar você a se alimentar adequadamente, respeitando a sua individualidade, prevenindo doenças e promovendo a saúde e a qualidade de vida, sempre valorizando o prazer que uma refeição deve proporcionar.
.
Ele está presente nas escolas, creches, academias, clubes, hotéis, spas, restaurantes, hospitais, ambulatórios, unidades de saúde, clínicas, consultórios, programas sociais, nas insdútrias de alimentos e em outras áreas onde a alimentação é fundamental.
.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Consea Nacional e Conselho Federal de Nutricionistas (CFN).

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Acontece em Salvador o Encontro de Segurança Alimentar e Nutricional do Nordeste

.
De segunda (24) a quarta-feira (26), Salvador será a sede do Encontro da Região Nordeste sobre Segurança Alimentar e Nutricional, evento que acontece no Hotel Sol Bahia e reúne representantes dos nove estados nordestinos. Trata-se de um fórum que reúne todos os Conselhos Estaduais de Segurança Alimentar e Nutricional (Conseas) da região Nordeste.
.
O CONSEA Ceará será representado por: Helena Selma Azevedo - Presidente do CONSEA Ceará e os conselheiros Nizomar Falcão Bezerra, Antônia Evilauba Gonçalves da Silva, Regina Ângela Sales Praciano, Regina Barros Miranda, Elza Maria Franco Braga, Ana Kelly Cláudio Gonçalves, Mirian Alcântara Fontenele, Mary Alice Pessoa da Silva, além do Secretário Executivo do conselho Francisco José Tabosa.
.
Na segunda-feira a programação prevê análise de conjuntura, balanços dos conselhos e debate livre. Na terça haverá grupos de trabalho e exposição de Renato S. Maluf, presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), órgão consultivo da Presidência da República.
.
Na quarta e último dia do evento, haverá apresentação e sistematização de propostas, uma exposição sobre o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) e relatos sobre a campanha "Alimentação, direito de todos".
.
No evento também será discutido a campanha nacional pela aprovação de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC), que tramita na Câmara dos Deputados, em Brasília. Trata-se da PEC 047/2003, que inclui a alimentação no artigo 6º da Constituição Federal como um direito de todos os brasileiros.
.
Apesar de ser um dos direitos mais elementares da pessoa humana, a alimentação não aparece no artigo 6º da Constituição, que estipula os direitos sociais de todos os brasileiros. O Consea desenvolve uma campanha para que a PEC seja aprovada até 16 de outubro, quando é celebrado o Dia Mundial da Alimentação.
.
O evento é organizado pelo Consea Bahia, com apoio do Governo do Estado.
.
Serviço
Encontro de Segurança Alimentar e Nutricional do Nordeste
Data: 24 a 26 de agosto (segunda a quarta-feira)
Horário: a partir das 9 horas
Local: Hotel Sol Bahia (Patamares)
.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Consea Nacional

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Audiência Pública na Praça do Ferreira discute sobre a PEC Alimentação

Em Audiência Pública realizada na Praça do Ferreira, no ultimo dia 14, foi discutida a campanha "Alimentação: Direito de Todos" que pretende incluir o direito humano à alimentação na constituição (PEC 047/2003).
.
O evento teve como requerente o Deputado Roberto Cláudio - Presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Assembléia Legislativa do Ceará. O debate contou ainda com os seguintes palestrantes: Deputado Heitor Ferrer, Deputado Federal Chico Lopes, Deputado Federal Raimundo Gomes de Matos, Marcus Venicius representando o Fórum Cearense de Segurança Alimentar e Nutricional (FCSAN) e as Professoras, Helena Selma Azevedo – Presidente do Consea Ceará e Elza Braga – Conselheira do CONSEA Nacional e Ceará.
.
Estima-se que entre curiosos e ouvintes, mais de 300 pessoas assistiram ao debate.
.
Na praça foi instalado um ponto onde foi colhida através de abaixo-assinado adesões da população de Fortaleza a referida emenda constitucional. A pretenção é que em 16 de outubro, no Dia Mundial da Alimentação, a PEC que já foi aprovada no Senado possa ser aprovada também na Câmara dos Deputados.

Segue uma matéria que saiu no Jornal Jangadeiro 2ª Edição no dia do evento.

Assessoria de Comunicação do CONSEA Ceará

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Campanha “Alimentação: direito de todos”. Razões para ir a praça.

.

Convidamos você, sua família e amigos a participarem da Campanha “Alimentação: direito de todos” que pretende incluir a alimentação entre os direitos previstos na Constituição Federal. Participe da Audiência Pública na Praça do Ferreira na sexta-feira, 14 de agosto, às 16 horas e veja que você também pode ajudar nessa campanha.

Razões para ir à praça:
.

1. A sua presença contribuirá para maior visibilidade desta campanha, pois uma grande participação aumenta as chances de aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 047/2003 que inclui o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) na Constituição Federal.
.
2. Poderá participar do abaixo assinado em apoio à PEC 047/2003 que será entregue ao Congresso Nacional.

3. Na praça serão ofertados gratuitamente diversos serviços pessoais: emissão de carteira de trabalho, carteira de identidade e demais documentos. Contará também com serviços de saúde: controle de pressão e glicemia e ainda terá um carro do SESI Cozinha Brasil com nutricionistas informando como ter uma alimentação adequada e saudável.

4. Estará contribuindo com a luta pelo fortalecimento do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) que deve assegurar o DHAA, a Soberania Alimentar e a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN).
.
5. Além de participar do ato político poderá, ainda, usufruir de uma tarde na deliciosa na Praça do Ferreira: sentir o famoso vento, observar as pessoas que freqüentam a praça, comer pastel e pipoca e apreciar a arquitetura de um dos espaços históricos da nossa cidade.
.
Helena Selma Azevedo,
Presidente do CONSEA Ceará

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Audiência Pública discutirá PEC nº 043/2003, que altera o artigo 6º da CF/88, acressentando o Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável

.
Na Praça do Ferreira no dia 14 de agosto (sexta-feira) as 16 horas, será realizado uma Audiência Pública que discutirá a "Proposta de Emenda Constitucional nº 043/2003, que altera o artigo 6º da CF/88, acressentando o Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável".
.
O evento é organizado pela Assembléia Legislativa do Ceará, Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Ceará - CONSEA Ceará e Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Estado do Ceará - INESP.
.
É fundamental a participação popular, no local será arrecadado assinaturas dos passantes fazendo a população participar diretamente dessa luta.
.
Requerente:
Deputado Roberto Cláudio - Presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia
.
Palestrantes:
Deputado Federal Raimundo Gomes de Matos – Membro da Comissão Especial
Deputado Federal Nazareno Fonteles – Autor de matéria idêntica apensada à PEC 047/2003
Profa. Elza Franco Braga – Representando o CONSEA Nacional
Marcus Venicius – Fórum Cearense de Segurança Alimentar e Nutricional (FCSAN)
Profa. Helena Selma Azevedo – Presidente Consea Ceará
.


.
Audiência Pública
Data: 14 de agosto de 2009 (sexta-feira)
Horário: 16 horas
Local: Praça do Ferreira

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Campanha "Alimentação - direito de todos": filme gravado por artistas começa a ser veiculado


Este filme com a participação de oito artistas entrou no ar esta semana pedindo a inclusão da alimentação entre os direitos de todos os brasileiros. No comercial, Dira Paes (a Norminha de Caminho das Índias), Bete Mendes e Maria Zilda (que interpretam Piedade e Lea na novela Caras & Bocas) pedem que os deputados aprovem a Proposta de Emenda Constitucional 047/2003, que inclui a alimentação entre os direitos sociais fixados no artigo 6º da Constituição Federal.
.
Também estrelam o comercial os atores Leonardo Vieira, Camila Pitanga, Gilberto Miranda, Eduardo Tornaghi e Cristina Pereira. Os oito artistas fazem parte da ONG Movimento Humanos Direitos e não cobraram cachê pelo trabalho. O filme tem duração de 30 segundos e foi desenvolvido pela agência de publicidade Propeg, a pedido do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), com apoio da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom).
.
O filme para televisão e o spot para rádio foram encaminhados pela Secom para emissoras que têm programação nacional, com o pedido de veiculação gratuita até 16 de outubro, quando é celebrado o Dia Mundial da Alimentação. O objetivo do Consea é que a PEC seja aprovada até aquela data.
.
Essa é uma luta que visa legitimar os direitos mais básicos do cidadão. "em alimentação digna, faltam todos os outros direitos" o conceito desenvolvido para o esforço de comunicação, que veiculará em espaços de mídia gratuita disponibilizados pelas emissoras para mensagens de utilidade pública.
.
O filme, produzido pela Fabrika, com direção de José Furlan, também pode ser assistido pela Internet, na página do Consea (www.planalto.gov.br/consea) e também no Youtube.
.
O spot e o filme podem ser reproduzidos livremente para veiculação gratuita na mídia regional, como televisões e rádios públicas, comunitárias e comerciais. O material também pode ser veiculado em encontros, oficinas, aulas, palestras, simpósios, seminários e demais eventos relacionados à segurança alimentar e nutricional.
.
Quaisquer informações, orientações ou esclarecimentos podem ser obtidos com a Assessoria de Comunicação do Consea, pelo telefone (61) 3411 3349/2576 ou pelo e-mail ascom@consea.planalto.gov.br.
.
Baixe aqui o filme
.
Fonte: Assessoria de Comunicação do CONSEA Nacional

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Artistas participam da Campanha "Alimentação: direito de todos"

A Campanha "Alimentação: direito de todos" recebeu nessa semana um reforço muito especial. Oito artistas assinaram o abaixo-assinado que pede a inclusão do direito à alimentação na Constituição Federal. São eles: Bete Mendes, Gilberto Miranda, Leonardo Vieira, Eduardo Tornaghi, Maria Zilda, Camila Pitanga, Cristina Pereira e Dira Paes. Eles são do Movimento Humanos Direitos (MHuD).
.
Agora já são 3357 assinaturas na página eletrônica do Consea. Além das assinaturas que estão sendo enviadas ao Consea de todos os estados do país.
.
Qualquer pessoa, entidade ou instituição poderá participar do abaixo-assinado, disponível na página do Consea, que será entregue aos parlamentares em um ato público em setembro, na Câmara dos Deputados. A Proposta de Emenda Constitucional (Pec nº 047/2003) já foi aprovada no Senado e agora falta aprovação na Câmara dos Deputados.
.
Fonte: Assessoria de Comunicação do CONSEA Nacional

Compra direta favorece produtores

.
A Prefeitura Municipal de Orós, em convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), lançou, no primeiro semestre de 2009, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) – Compra Direta Local da Agricultura Familiar, que está beneficiando 107 produtores oroenses e levando alimentação de qualidade para a população do município.“
.
Comprando os produtos de forma direta, pretendemos articular a produção da agricultura familiar e a destinação dessa produção, visando desenvolver a economia local e atender diretamente às demandas de suplementação alimentar e nutricional dos programas sociais de Orós”, explica a prefeita Fátima Maciel Bezerra.
.
O município recebeu R$ 350 mil para adquirir diretamente dos agropecuaristas produtos como leite, queijo, iogurte, galinha caipira, peixe, frutas e verduras, dentre outros. De acordo com a nutricionista e coordenadora do Programa de Segurança Alimentar de Orós, Virlena Rios, o PAA – Compra Direta Local da Agricultura Familiar está melhorando a vida dos produtores de Orós, uma vez que eles têm garantia da comercialização e do escoamento dos produtos. “Isso aumenta a renda familiar, contribui para melhorar a qualidade de vida e, conseqüentemente, fixar os agricultores familiares no campo”, afirma.
.
Os alimentos adquiridos por meio do programa suplementam a alimentação de creches, escolas municipais, associações, projetos sociais e outras instituições, combatendo a fome e os distúrbios nutricionais da população. A união entre a alimentação escolar e o PAA, por exemplo, proporciona aos estudantes oroenses alimentação farta e saudável durante todo o ano letivo.
.
A Prefeitura de Orós já trabalhava o PAA, apoiando as associações de produtores rurais, em convênio com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), mas só agora passou a adquirir alimentos diretamente dos produtores oriundos das Associações Comunitárias da Jurema, Guassussê, Sítio Jardim, Pedregulho, Pereiro dos Pedros, Carnaubinha e Sítio Cedro.
.
“Dentre essas, destaca-se a Associação da Jurema, que não mede esforços para melhorar a renda da comunidade e investe no beneficiamento de peixe, fabricando produtos como bolinhas, filé, buchada e lingüiça de peixe”, diz Virlena Rios.
.
Fonte: Prefeitura do município de Orós
http://www.oros.ce.gov.br

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Ceará é o estado campeão em projetos de SAN aprovados pelo MDS

.
Em recentes Editais (nº 02 e nº 07) publicados pelo MDS objetivando selecionar projetos direcionados a Educação Alimentar e Nutricional, o estado do Ceará obteve o maior índice de aprovação do Brasil.
.
Na esfera estadual dos projetos governamentais, a STDS, através da Coordenadoria de Proteção Social Básica e SAN (Célula de Segurança Alimentar e Nutricional), teve 02 projetos habilitados sendo eles os melhores classificados dentre os 07 projetos selecionados no Brasil. Um é direcionado a capacitação dos gestores e recursos humanos de equipamentos públicos de SAN nos restaurantes, cozinhas comunitárias e bancos de alimentos e outro voltado para capacitação de SAN em Braille para deficientes visuais.
.
Quanto aos projetos da esfera Municipal, das 30 propostas selecionadas de todo o Brasil, o Ceará foi contemplado em 22 municípios. Com a ressalta de que quase todos são municípios de pequeno porte, são eles: General Sampaio, Umirim, Senador Pompeu, Apuiarés, Novo Oriente, Santa Quitéria, Tejuçuoca, Ocara, Poranga, Lavras da Mangabeira, Fárias Brito, Icó, Maranguape, Capistrano, Redenção, Coreaú, Iguatu, Iracema, Mauriti, Aurora, Cariré e Ipaumirim.
.
Referente a outro Edital de nº 10 também do MDS , a STDS com a Célula de Segurança Alimentar e Nutricional, teve o projeto direcionado a produção e beneficiamento de alimentos junto a Comunidade Quilombola do Maciço de Baturité , também habilitado.
.
Fonte: Regina Praciano (Célula de Segurança Alimentar e Nutricional da STDS)

Orós irá pleitear a construção de mais uma Cozinha Comunitária

O município de Orós foi selecionado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para elaborar projeto para a implantação de mais uma Cozinha Comunitária. Ao todo, 622 propostas foram enviadas ao MDS, sendo habilitadas 282, número de inscritos que enviou corretamente a documentação exigida pelo edital nº 06/2009. Dessas, 80 propostas foram classificadas, entre elas a de Orós, que obteve a 7ª colocação.
.
A classificação dos municípios levou em consideração o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), a Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (EBIA) e a qualificação das propostas de trabalho. “Nossa colocação deve-se aos bons resultados em gestão de segurança alimentar do município”, explica a nutricionista e coordenadora do Programa de Segurança Alimentar de Orós, Virlena Rios.
.
A implantação de cada Cozinha Comunitária pode custar R$ 450 mil, recurso que deve ser investido em obras, instalações, aquisição de equipamentos, materiais permanentes e de consumo necessário para o funcionamento da unidade. As prefeituras são as responsáveis pela manutenção e administração das Cozinhas, que devem oferecer no mínimo 100 refeições por dia.
.
O MDS já apoiou a instalação de 552 Cozinhas Comunitárias. O município de Orós foi o primeiro da Região Centro-Sul do Ceará a conseguir uma Cozinha Comunitária, em 2006. Atualmente, a Cozinha Comunitária de Orós serve, de forma gratuita, 200 refeições por dia para a população.
.
Fonte: Dháfine Mazza - Jornalista (MTE 2157/CE)

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Continua o abaixo assinado para aprovação da PEC Alimentação

.
A campanha para a aprovação da PEC Alimentação continua. Mobilizar movimentos sociais, governos, personalidades públicas e artistas e cada um dos indivíduos para a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC nº 047/2003), que inclui a alimentação entre os direitos sociais estabelecidos no Artigo 6º da Constituição. Esse é o objetivo da campanha Alimentação: direito de todos, organizada pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), com apoio de entidades públicas e da sociedade civil.
.
Você e sua instituição poderão organizar atividades para divulgação da campanha e mobilizar mais participantes dessa luta.
.
No site da campanha estão disponíveis materiais para divulgação, além do abaixo-assinado eletrônico. Para assina-lo você tem que acessar o site http://www4.planalto.gov.br/consea/pec-alimentacao, no menu esquerdo clicar em “abaixo assinado” e instalar o Certificado Digital da Presidência da Republica, que encontra-se disponível abaixo do texto da página. Após a instalação do certificado você deve clicar em “Para assinar” e preencher as informações solicitadas. Em caso de dúvida o site possui um manual de instalação, para que a assinatura seja concluída com sucesso.
.
Assessoria de Comunicação do Consea Ceará

terça-feira, 30 de junho de 2009

O cineasta José Padilha fala sobre seu filme "Garapa", na TV Câmara

.
José Padilha é um cineasta antenado com a realidade brasileira. Seu primeiro filme foi "Ônibus 174", sobre um episódio que chocou a opinião pública. Em seguida fez "Tropa de Elite", que provocou debates aqui e no exterior, além de ter ganho o grande prêmio no Festival de Berlim. Agora ele volta às telas com "Garapa", documentário sobre a fome no Brasil. No SINTONIA, ele fala sobre sua carreira; dos conceitos que regem sua atividade cinematográfica; explica por que fez "Garapa" e por fim diz que pode fazer "Tropa de Elite 2" e um filme sobre a corrupção política.
.
Assista ao vídeo
.
Fonte: Consea Nacional e TV Câmara

Conseas estaduais se reunirão para debater sobre SAN

.
Foi definida a data para a realização do Encontro Regional Nordeste dos Conseas, o evento será nos dias 05, 06, 07 de agosto na cidade de Salvador/BA. O local ainda não foi confirmado, os organizadores estão empenhados em conseguir um hotel para abrigar o encontro e que este sirva também de hospedagem facilitando o translado dos participantes.
.
O evento contará com a participação de 09 estados, que serão representados ao todo por 81 pessoas sendo 09 por estado. A delegação do Consea Ceará foi escolhida por meio de votação na plenária do dia 09 de junho.
.
O evento visa promover o fortalecimento dos Conseas, dinamizar o processo de implantação do SISAN nos estados e contribuir com o processo preparatório da III Conferência +2 que será realizada em Brasília nos dias 29, 30 de setembro e 1º de outubro. Em breve divulgaremos maiores detalhes sobre o evento.
.
Assessoria de Comunicação do Consea Ceará

segunda-feira, 22 de junho de 2009

FETRAECE e SDA organizam II FECEAF

.
Já está quase tudo pronto para a II FECEAF - Feira Cearense da Agricultura Familiar. Nos dias 02, 03, 04 e 05 de julho os fortalezenses, mais uma vez poderão sentir aquele gostinho próprio do sertão.
.
Assim como no ano passado a feira acontecerá no Parque de Exposições César Calls, localizado na Av. Sargento Hermínio, em Fortaleza/CE. No local já estão sendo construídos equipamentos comuns do interior, como: casa de farinha, engenho, minifazenda, casa do mel, queijaria e unidade de produção de castanha.
.
O evento é promovido pela FETRAECE – Federação dos Trabalhadores/as na Agricultura do Estado do Ceará e pela SDA – Secretaria do Desenvolvimento Agrário, e tem como objetivo fortalecer a agricultura familiar, por meio da divulgação e comercialização dos seus produtos.
.
A expectativa da FETRAECE e da SDA é que um número maior de pessoas visite o parque de exposição, comparando-se ao ano de 2008, em sua primeira, atraídas pela estrutura montada no local. Serão 500 empreendimentos vindos de todas as regiões do Estado, que levarão produtos, como: feijão, farinha, goma, queijo, mel, gergelim, frutas, verduras, peixe, galinha, capote, manteiga, nata, além do artesanato (madeira, cerâmica, cipó, linha) e outros.
.
Para o presidente da FETRAECE, Moisés Braz, a feira ajudará a suprir uma importante lacuna do setor que é a comercialização dos produtos. "Nós produzimos muito, mas ainda temos muita dificuldade de acesso aos mercados consumidores", relata.
.
Haverá ainda na feira espaço para capacitação, onde cerca de 500 pessoas participarão de cursos, palestras, oficinas, seminários. Além de apresentações culturais durante os quatro dias de feira.
.
.
Fonte: FETRAECE (Emanuel Oliveira - Manu)

segunda-feira, 15 de junho de 2009

MDS divulga relação de projetos de Educação Alimentar e Nutricional habilitados para receber recursos financeiros

.
O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) divulgou os resultados preliminares dos editais públicos n.º 2/2009 e n.º 7/2009 sobre projetos em Educação Alimentar e Nutricional. O Ministério está disponibilizando R$ 1,5 milhão para implantação dos projetos nos Municípios e R$ 3,2 milhões para os Estados. A lista dos selecionados está disponibilizada no endereço eletrônico: www.mds.gov.br/editais.
.
Para o edital nº. 02 – Rede de Equipamentos Públicos, 134 Municípios estão habilitados a receber recursos, enquanto para o nº.7 são sete propostas estaduais. Essas propostas habilitadas passarão por análise de mérito conforme estabelecido nos editais. Os gestores dos projetos selecionados devem ficar atentos aos prazos para a entrega da documentação e para a mesa técnica a ser realizada em Brasília (DF).
.
O Programa de Educação Alimentar e Nutricional do MDS, coordenado pela Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SESAN), desenvolve ações que incentivam a prática de uma alimentação adequada e saudável, de modo a estimular a autonomia do indivíduo e a mobilização social. Também espera auxiliar na prevenção de doenças relacionadas ao consumo alimentar inadequado como a desnutrição, a obesidade e a anemia, entre outros.
.
Quase 10 mil pessoas já foram beneficiadas pelas ações de Educação Alimentar e Nutricional em 15 Estados, além de outros 1,5 mil beneficiários atendidos pela articulação com os equipamentos públicos de alimentação e nutrição (Restaurantes Populares, Bancos de Alimentos e Cozinhas Comunitárias). Todos com recursos do Governo Federal.
.
Editais – O MDS disponibilizou este ano 10 editais, sendo seis para Municípios e quatro para Estados – foram recebidas 959 propostas. Num total de R$ 82,5 milhões, somente o Edital n.º 9/2009, que apoia a implantação de projetos de agricultura urbana e periurbana, continua com as inscrições abertas até a próxima sexta-feira (12/6). Os demais editais estão em fase de avaliação das propostas e divulgação dos resultados.

No estado do Ceará, foram habilitados os dois projetos apresentados pela Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará (STDS) , e, de vários municípios do Estado.
.
Maiores informações sobre os projetos: www.mds.gov.br/editais
.
Fonte: MDS

I Fórum de Debates do Observatório de Politicas Públicas no Estado do Ceará

.
O Observatório de Políticas Públicas no Estado do Ceará, programa vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da UFC, realizará, dias 18 e 19 de junho, o I Fórum de Debates Análise de Políticas Públicas no Estado do Ceará. A abertura dos trabalhos será no auditório da Reitoria, às 8h30min. No dia 19, o evento ocorrerá no Auditório Luiz Gonzaga, no curso de Ciências Sociais. A programação do dia 18 inclui painéis de políticas públicas no Estado nas áreas de educação, saúde, trabalho, desenvolvimento social, urbano e agrário. No dia 19 haverá painéis temáticos de políticas públicas no Estado e sobre sistemas de informação para análise de políticas públicas. As inscrições podem ser feitas no local do evento, são gratuitas e dão direito a certificado.
.
Segue abaixo os cartazes e a programação do Evento.
.

.
Programação OPP.doc
.
Serviço:
I Fórum de Debates do Observatório de Politicas Públicas
Data: 18 e 19 de junho
Horário: das 8:30 às 18:00
Local: UFC (Ciências Sociais e Reitoria)
.
Maiores Informações: Pró-Reitoria de Extensão da UFC
(85) 3366-7461
.
Fonte: Pró-Reitoria de Extensão da UFC

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Lançamento do filme "Garapa"

.
Ontem, dia 21 de maio, o Consea Ceará esteve presente no Espaço Unibanco Dragão do Mar para acompanhar a exibição especial do filme "Garapa", novo filme de José Padilha. O diretor que dirigiu filmes como "Ônibus 174" e o aclamado "Tropa de Elite", conforme visto na foto acima, esteve presente no evento e antes da sessão falou brevemente sobre o documentário.
.
Confira abaixo um trexo da matéria de Magela Lima do jornal "O Povo" falando sobre o filme.
.
Todo filmado no Ceará, Garapa demarca o reencontro de Padilha com a produção documental e reforça a imagem engajada do cineasta, autor dos polêmicos Ônibus 174 (2002) e Tropa de Elite (2007). Em quase duas horas, o diretor acompanha as dores de três famílias, açoitadas pelo drama da fome. Da periferia de Fortaleza aos confins do município de Choró, no Sertão Central, o cineasta segue, com uma câmera discreta, a rotina de quem, quando almoça, não janta, e vice-versa. Gente simples, envelhecida ainda criança, que vê a vida correr sem nenhuma esperança, nem mesmo a de comer todos os dias. Apesar do recorte geográfico muito definido, o diretor é categórico quanto aos limites de sua nova criação. “Garapa é um filme sobre a realidade de apenas três famílias, mas, eu não tenho receio em afirmar que, dos filmes que eu fiz, é o mais universal. Poderia ter filmado esse documentário em São Paulo ou na África, mas filmei no Ceará. E a fome no Ceará é exatamente a mesma fome de qualquer outro lugar”, argumenta. Clique aqui para ver a matéria completa.
.
Fonte: Jornal "O Povo"
.
Felipe Farias
Assessor de Comunicação do Consea Ceará

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Filme de Padilha alimenta campanha por aprovação de PEC

O lançamento do filme "Garapa", do premiado cineasta José Padilha, marca a divulgação da Campanha "Alimentação: direito de todos", lançada pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), que quer incluir a alimentação entre os direitos sociais previstos na Constituição.
.
A pré-estreia em Brasília acontece na terça-feira (26), às 21h30, na Academia de Tênis, na capital federal. Antes, o filme terá sessões especiais e debates em São Paulo (na Folha de São Paulo, dia 18) e no Rio de Janeiro (jornal O Globo, dia 19). Haverá lançamento também em Salvador (dia 28) e Fortaleza (dia 21) às 21 horas no Cine Dragão do Mar.
.
Garapa é mistura de água com açúcar, que muitas vezes é o único alimento de milhões de famílias pobres. Os dramas e flagelos de três dessas famílias brasileiras são mostrados neste que é um dos mais contundentes retratos da fome no país, um documentário que é um soco no estômago, uma denúncia social, mas também um convite à reflexão.
.
O filme chega no momento em que o Consea lança uma campanha nacional pela aprovação da Proposta de Emenda à Constituição 047/2003, a PEC Alimentação, de autoria do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), proposta que inclui o Direito Humano à Alimentação no artigo 6º da Constituição Federal (capítulo dos direitos sociais).
.
A alimentação não figura entre os direitos sociais fixados pela Constituição Federal, apesar de ser um dos principais direitos da pessoa humana, reconhecido em tratados internacionais, num país que - apesar dos avanços - ainda convive com o problema da fome.
.
A PEC pretende corrigir esse "lapso" e o filme Garapa faz parte da campanha para aprovar essa proposta. A matéria foi aprovada no Senado Federal e agora tramita na Câmara dos Deputados. O objetivo do Consea é que a matéria seja aprovada até 16 de outubro, quando é celebrado o Dia Mundial da Alimentação.
.

Trailer do filme Garapa


.
Título Original: Garapa
País de Origem: Brasil
Gênero: Documentário
Ano de Lançamento: 2008
Estréia no Brasil: 29/05/2009
Estúdio/Distrib.: Downtown Filmes
Direção: José Padilha
.
Informações:
Sobre a campanha (www.planalto.gov.br/consea)
Sobre o filme (www.garapaofilme.com.br)
.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Consea Nacional

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Lançamento da Cartilha "Plataforma dos movimentos sociais pela reforma do sistema político"


A Plataforma dos movimentos sociais pela reforma do sistema político pretende servir para subsidiar o debate e sistematizar o acúmulo alcançado em todo o processo já iniciado de discussão sobre a reforma política neste grupo de movimentos sociais. È um instrumento para intervir no debate sobre a reforma política, para que seja ampla, democrática e participativa, diferente da que vem sendo pautada no Congresso Nacional. A cartilha sugere não apenas uma reforma do sistema eleitoral, mas também a reforma dos processos de decisão.
.
A Cartilha reúne um conjunto de movimentos/articulações/redes/fóruns e se constitui como um processo de debate e de construção de propostas no sentido da radicalização da democracia. Iniciou em 2004 com o seminário “ Os sentidos da democracia e da participação” , depois em 2005 na formulação de estratégias para 10 anos. A Plataforma promoveu nesse período vários debates sobre o tema em diferentes espaços, congresso nacional, mídia, movimentos, debates nos estados, nos municípios, nos movimentos etc.
.
Link direto para baixar a Cartilha:
http://www.reformapolitica.org.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=124&&Itemid=60
.
Link para baixar outras publicações:
http://www.reformapolitica.org.br/index.php?option=com_docman&task=cat_view&gid=34&&Itemid=60
.
Fonte: http://www.reformapolitica.org.br/

sexta-feira, 15 de maio de 2009

CONSEA Ocara Realiza Seminário


O Conselho de Segurança Alimentar de Ocara (CONSEA - Ocara) realizou no dia 05 de maio, no paço da Câmara Municipal, o I Seminário de Sensibilização de Segurança Alimentar e Nutricional, ocasião em que a sua presidente, Aldemira Correia, apresentou a proposta do Plano de Ação para o ano de 2009.
.
A Presidente do CONSEA Ceará, Helena Selma Azevedo e a Economista Doméstica Madalena Lucena, técnica da Coordenadoria de Segurança Alimentar, da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado do Ceará (STDS) estiveram presentes no evento.
.
Fonte: Assessoria de Comunicação Consea Ceará

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Lançada a campanha Força Solidária


A campanha Força Solidária organizada pelo Governo Estadual, Ministério Público Estadual, APRECE e FIEC foi lançada oficialmente, dia 12 de maio de 2009, às 9 horas e recebeu a adesão de várias instituições do COEP–CE e da sociedade cearense. A campanha visa atender a 75 Municípios prejudicados pelas chuvas.
.
O objetivo é arrecadar alimentos não perecíveis, água potável, leite em pó, fraldas descartáveis, colchonetes, redes de dormir, cobertores e outros agasalhos (vestuário), além de medicamentos, para atender a mais de 45 mil desabrigados. Não podemos deixar a vida de quem necessita ir de água abaixo. As chuvas vieram com força total, mas, ainda maior que o impacto da natureza é a força da solidariedade.
..
.....................Locais para recepção das doações:
· Defesa Civil / Corpo de Bombeiros (Rua Oto de Alencar, 215 – Jacarecanga)
· Câmara dos Dirigentes Lojistas – CDL
· Federação das Indústrias do Estado do Ceará – FIEC
· SESI
· Agencias do Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Caixa Econômica Federal
· Casas Lotéricas
· Correios
.
Doações em dinheiro (Conta: Ajuda Humanitária Cruz Vermelha – Filial Ceará):
Banco do Brasil – Ag. 3515-7 Conta 11024-8
Banco do Nordeste – Ag. 016 Conta 29393-8
CAIXA – Ag. 3281, Operação 003 Conta 300-1
.
As Entidades Associadas ao COEP-CE, se propuseram a ajudar desenvolvendo ações para suprir as necessidades da população que necessita de ajuda, conforme segue:
.
Banco do Brasil – Participação no Comitê de Logistica Receptiva
Abertura de conta para recepção de recursos financeiros
Mobilização dos funcionários para campanhas internas e externas e clientes
.
Banco do Nordeste – Participação no Comitê de Logistica Receptiva
Abertura de conta para recepção de recursos financeiros
Mobilização dos funcionários para campanhas internas e externas.
.
CAIXA – Participação no Comitê de Logistica Receptiva
Abertura de conta para recepção de recursos financeiros
Mobilização dos funcionários para campanhas internas e externas.
.
CENTEC - Dispõe de unidades em 40 Municípios
Vai mobilizar o seu corpo de funcionários e ainda, os alunos de todas as unidades, e pode produzir expectorantes para adultos e crianças.
.
CORREIOS – Coordenador da Comissão de recepção logística (Transporte das doações)
Mobilização dos funcionários para campanhas internas e externas e com os parceiros e clientes.
.
DATAPREV, SERPRO, EMBRAPA - Mobilização dos funcionários para campanhas internas e externas.
.
FIC - Faculdade Integrada do Ceará – Mobilização da comunidade FI e Estácio para realização de campanhas internas e externas.
.
Maiores Informações: http://www.forçasolidaria.com.br/
.
Fonte: Maria José Irene Facundo Lima - Secretária Executiva do COEP-CE

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Seminário Comida Ceará: Memorial da Cultura Cearense


O Governo do Estado do Ceará e o Memorial da Cultura Cearense do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura convidam o público para o "Seminário Comida Ceará", que apresentará os primeiros resultados da pesquisa etnográfica empreendida pelas cidades do Ceará no segundo semestre de 2008.
.
O Projeto "Comida Ceará" tem o objetivo de promover etnografias que apontem caminhos e formas dos sistemas alimentares cearenses e seus respectivos testemunhos sobre ingredientes, tecnologias, cardápios, rituais do comer no cotidiano e nas festas.
.
Seu desdobramento é a realização, em 2009, de exposições, publicações e roteiros gastronômicos que promovam cartografias dos sabores, das cores e dos cheiros do universo da comida cearense, revelando, desse modo, a diversidade cultural do Ceará.
.
O Seminário se realizará nos dias 12 e 13 de maio a partir das 15 horas no auditório do Dragão do Mar.
.
Inscrições e maiores informações: (85) 3488-8611/8621
www.dragaodomar.org.br/index_new.php?pg=comida
.
Fonte: Site do Dragão do Mar

Abaixo assinado da campanha para aprovação da PEC Alimentação


Mobilizar movimentos sociais, governos, personalidades públicas e artistas e cada um dos indivíduos para a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC nº 047/2003), que inclui a alimentação entre os direitos sociais estabelecidos (previstos) no Artigo 6º da Constituição. Esse é o objetivo da campanha de mobilização proposta pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). A PEC 047 é de autoria senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE).
.
Apesar do Brasil já ter ratificado diferentes tratados internacionais, o Consea avalia como prioritária a inclusão de explícita do direito à alimentação no conjunto de direitos fundamentais garantidos pela Constituição. Isto irá fortalecer todo o processo de institucionalização do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e o conjunto de políticas públicas de segurança alimentar e nutricional em andamento, assim como para evitar retrocessos na sua continuidade.
.
O apoio público à PEC poderá ser manifestado imediatamente através de assinatura do abaixo-assinado pelo site www4.planalto.gov.br/consea/pec-alimentacao. Além de assinar eletronicamente o abaixo assinado você pode imprimir páginas de coleta de assinatura e envia-las para o endereço Palácio do Planalto, Anexo I, sala C2, Praça dos Três Poderes CEP: 70.150 - 900 Brasília - DF.
.
No seu local de moradia, trabalho, militância, você poderá organizar atividades para divulgação desta inicitativa, mobilizar mais participantes para o abaixo assinado, etc. Toda pessoa, entidade ou instituição poderá fazer parte dessa mobilização e se juntar à luta pela aprovação. A campanha nacional está sendo promovida pelo Consea, com apoio de entidades públicas e da sociedade civil.
.
Informações: www4.planalto.gov.br/consea/pec-alimentacao
.
Fonte: Assessoria de Comunicação do CONSEA Nacional

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Matéria da TV Fortaleza sobre o lançamento do Caderno CapacitaSAN

Matéria da TV Fortaleza sobre o lançamento do Caderno CapacitaSAN - Uma experiência de formação de atores sociais em Segurança Alimentar e Nutricional no Ceará que ocorreu no SESC/SENAC Iracema no dia 16 de abril de 2009.


segunda-feira, 27 de abril de 2009

MP da merenda escolar é aprovada na Câmara e segue para o Senado

.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (22) o relatório do deputado Carlos Abicalil (PT-MT) sobre a Medida Provisória (MP) 455/09, que amplia a alimentação escolar para alunos de ensino médio e de educação infantil. A matéria agora segue para apreciação do Senado Federal.
.
A MP da Merenda Escolar, como é chamada, era uma das matérias que trancavam a pauta na Câmara. Na votação de emendas, foi rejeitada a proposta do deputado Nazareno Fonteles (PT-PI), que pedia a proibição da terceirização da alimentação escolar. Fonteles é coordenador da Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional.
.
"Esperamos que, de fato, a terceirização seja algo em extinção e que se preserve o recurso da agricultura familiar, que eu considero mais relevante, porque, de fato, você fortalece o programa da compra direta", disse o deputado antes de a proposta ser rejeitada pelo plenário.
.
Nazareno foi o relator do projeto de lei semelhante ao texto da MP 455, que chegou a ser aprovado pela Câmara, mas encontrou resistências no Senado, justamente por conta da proibição da terceirização e por prever que 30% dos alimentos fossem adquiridos diretamente da agricultura familiar.
.
Informações: http://www.camara.gov.br
.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Consea Nacional com informações da Agência Câmara

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome investe R$ 1,5 milhão em projetos de educação alimentar


Por meio de edital público, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) selecionará projetos de educação alimentar e nutricional a serem desenvolvidos em equipamentos públicos conveniados, contratados ou co-financiados pela Pasta, tais como Bancos de Alimentos, Restaurantes Populares, Cozinhas Comunitárias e Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).
.
A meta é firmar 10 convênios com Municípios das regiões metropolitanas, do Semiárido e dos Territórios da Cidadania com investimento total de R$ 1,5 milhão. Cada projeto poderá receber o máximo de R$ 150 mil provenientes do Ministério. Os Municípios interessados têm até o dia 13 de maio para enviar os projetos, conforme os critérios estabelecidos no Edital MDS/SESAN nº 02/2009, que está disponibilizado no site do MDS: www.mds.gov.br/editais.
.
O Programa de Educação Alimentar e Nutricional desenvolve ações que incentivam a prática de uma alimentação adequada e saudável, de modo a estimular a autonomia do indivíduo e a mobilização social. Também espera auxiliar na prevenção de doenças relacionadas ao consumo alimentar inadequado como a desnutrição, a obesidade e a anemia, entre outros.
.
Quase 10 mil pessoas já foram beneficiadas pelas ações de Educação Alimentar e Nutricional em 15 Estados, além de outros 1,5 mil beneficiários atendidos pela articulação com os equipamentos públicos de alimentação e nutrição (Restaurantes Populares, Bancos de Alimentos e Cozinhas Comunitárias).
.
Os critérios de seleção e pontuação desse edital levarão em consideração a caracterização da situação de segurança alimentar e nutricional no Município, objetivos claros e possíveis de alcançar, além da adequação e detalhamento da metodologia.
.
Os gestores interessados em concorrer à seleção pública poderão participar de uma mesa técnica que será realizada pela Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS - por videoconferência - nesta sexta-feira (24/4) entre às 9h e 10h30 (horário de Brasília). O objetivo é sanar as dúvidas sobre o credenciamento e posterior cadastramento de propostas no Sistema de Convênios (SICONV).
.
A transmissão do evento em tempo real poderá ser acompanhada pela internet. Para isso, basta acessar o site: http://www.saude.gov.br/emtemporeal usando o navegador Internet Explorer. Dúvidas e perguntas prévias poderão ser encaminhadas para o correio eletrônico: educacaoalimentar@mds.gov.br até as 18h desta quinta-feira (23), ou pelo telefone: (61) 9321-0248 durante toda a transmissão do evento.
.
Adriana Scorza
.
Serviço:
.
Videoconferência sobre o Edital n.º 02/2009 – Educação Alimentar e Nutricional – Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
.
Data: 24 de abril de 2009 (sexta-feira)
Horário: 9h às 10h30 (horário de Brasília)
Acesso: http://www.saude.gov.br/emtemporeal
.
Fonte: Assessoria de Comunicação do MDS

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Lançamento do Caderno CapacitaSAN


A Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), em parceria com o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Ceará (Consea-Ce), realizou ontem no SESC/SENAC Iracema ás 18 horas o lançamento do Caderno CapacitaSAN - Uma experiência de formação de atores sociais em segurança alimentar e nutricional no Ceará. O Caderno contempla o planejamento de sua estrutura, o resgate e a sistematização de informações e conhecimentos acumulados e refletidos ao longo da capacitação. Trata-se de um rico processo educativo e informativo que ajudará na trajetória da Segurança Alimentar e Nutricional no Estado do Ceará.
.
Abriu o evento o Cordelista Tião Simpatia, que em versos cantados destacou a importância da luta contra a insegurança alimentar. Logo após a animada apresentação, o Secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Crispim Moreira, ressaltou a importância da cartilha para auxiliar o trabalho de famílias, lideranças comunitárias, de sindicatos rurais e de Organizações Não-Governamentais (ONGs) no combate à fome.
.
As autoras do Caderno, Helena Selma Azevedo, Regina Miranda e Elza Franco Braga, orgulhosas destacaram a importância de deixar registrado este projeto que visa diminuir o guadro de insegurança alimentar no Ceará. O evento ainda contou com a presença de Regina Praciano e Ricardo Kaminski.
.
O evento foi destacado por diversas mídias do Ceará, Tv´s, rádios, jornais impressos e onlines.
.
Confira a matéria que saiu no Diário do Nordeste sobre o evento:
.
Assessoria de Comunicação do Consea-CE

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Lançamento do Caderno: CapacitaSAN – Uma experiência de formação de atores sociais em Segurança Alimentar e Nutricional no Ceará

.
O CapacitaSAN é um projeto que inicialmente atende 61 municípios do Ceará com objetivo de capacitar atores sociais na temática da Segurança Alimentar e Nutricional. Diante da necessidade de implementar estratégias de combate à pobreza, à fome e à exclusão social, o CapacitaSAN amplia a discussão sensibilizando e impulsionando os atores sociais a assumirem uma postura pró-ativa diante da elaboração, implementação, acompanhamento e avaliação das políticas públicas, sobretudo aquelas voltadas para a população que vive em estado de insegurança alimentar.
.
O projeto é coordenado pelo Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Ceará (CONSEA-CE) com o apoio do Fórum Cearense de Segurança Alimentar e Nutricional (FCSAN) e a Rede de Educação Cidadã (Talher Ceará) e financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS).
.
Diante do sucesso do projeto, no dia 16 de abril às 18 horas no SESC/SENAC Iracema será realizado o lançamento do Caderno CapacitaSAN – Uma experiência de formação de atores sociais em Segurança Alimentar e Nutricional no Ceará. O caderno tem a autoria das idealizadoras do projeto: Elza Maria Franco Braga (socióloga, profª da UFC e conselheira do Consea Nacional e Estadual); Helena Selma Azevedo (economista doméstica, Profª da UFC e presidente do Consea Ceará); Regina Barros Miranda (nutricionista e conselheira e ex-presidente do Consea Ceará).
.
O Caderno contempla o planejamento de sua estrutura, o resgate e a sistematização de informações e conhecimentos acumulados e refletidos ao longo da capacitação. Por tanto se trata de um rico processo educativo e informativo que ajudará na trajetória da Segurança Alimentar e Nutricional no Estado do Ceará.
.
O evento contará com as ilustres presenças de Fátima Catunda – Secretária Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará e Crispim Moreira – Secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, além de outras autoridades que trabalham na temática de segurança alimentar e nutricional.
.
Data: 16 de abril de 2009
Hora: 18 horas
Local: SESC/SENAC Iracema
Rua Boris, nº 90 – Praia Iracema (Próx. ao Dragão do Mar)
.
Contato para maiores informações: (85) 3101-1563
.
Felipe Farias
Assessor de Comunicação do Consea Ceará