1. Realidade Nutricional: fome, obesidade e doenças crônicas não transmissíveis;
2. Transição nutricional, cultura alimentar e globalização;
A presidente do CONSEA – Ceará, Helena Selma Azevedo, esteve presente na eleição e posse da primeira diretoria do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Ocara, Ceará, dia 11 de novembro deste ano. A cerimônia de eleição e posse ocorreu na Câmera Municipal e contou com a presença de representantes de entidades governamentais e da sociedade civil. Paulo Guedes representou a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social. A primeira diretoria tem como presidente Aldemira Correia da Silva, e como secretária Maria de Fátima Freire de Sousa.
.
O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Ocara, Ceará, foi criado pela Lei de No. 570, de Junho de 2008. Um destaque para a forma como foram escolhidas as entidades e como suas representantes: em reunião de cada setor. O Conselho é composto por 9 conselheiros/as e suplentes, sendo 6 da sociedade civil e 3 do governo: (nomes de todos).
.
O Conselho é uma importante instância de articulação e controle social das políticas de SAN, e, nas estratégias de superação da fome e da pobreza. Desejamos muita força e realizações para a brava diretoria que aceitou enfrentar o desafio de construir a segurança alimentar e nutricional.
.
Segue abaixo algumas fotos da Posse.
.
Fotos da Posse de Ocara
Na ultima semana, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Ceará – CONSEA-CE, juntamente com vários órgãos governamentais e não governamentais, celebraram a Semana Mundial da Alimentação. Foram realizadas dezenas de atividades como palestras, debates, oficinas, exposições, atrações culturais e etc. O CONSEA-CE agradece a todos que participaram e contribuiram para que o evento tenha atingido o resultado esperado, fazendo a san ser cada vez mais debatida entre a população e a mídia.
Comercial da Semana Mundial da Alimentação 2008
Segue abaixo uma matéria sobre alimentos orgânicos do Jornal da Gazeta.
.
O Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) disponibiliza na internet, nesta quarta-feira (01), a página da Semana Mundial da Alimentação. O objetivo é consolidar e estimular a celebração nos municípios e estados.
.
A exemplo de outros anos, no Brasil a celebração do Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro) foi ampliada para Semana Mundial da Alimentação. Neste ano, ocorre de 12 a 18 de outubro. O 16 de outubro foi escolhido como Dia Mundial da Alimentação porque neste dia, em 1945, foi criada a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), cujo objetivo é elevar os níveis de nutrição e desenvolvimento rural. Há 28 anos a data é celebrada em diversos países.
.
O objetivo da Semana Mundial da Alimentação é estimular a reflexão e o debate sobre a questão. O tema definido pela FAO para este ano é "Segurança Alimentar Mundial: Os Desafios das Mudanças Climáticas e da Bioenergia".
.
Entidades da sociedade civil, ministérios, governos estaduais e administrações municipais vão promover iniciativas relacionadas ao tema. São apresentações de experiências bem-sucedidas, debates sobre segurança alimentar e nutricional, homenagens ao centenário de nascimento de Josué de Castro e outras.
.
Participe! Acesse o site do Consea (www.presidencia.gov.br/consea), clique no banner da Semana Mundial da Alimentação e preencha o Cadastro de Eventos com a programação de seu município ou instituição. Acesse também a Agenda de Eventos e outros Documentos.
.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Consea Nacional
.
No dia 16 de outubro estaremos comemorando o Dia Mundial da Alimentação, segue abaixo uma apresentação em slides feita pela FAO sobre tudo que envolve esse dia. A apresentação está em espanhol.
http://www.fao.org/fileadmin/user_upload/Get_Involved/WFD_leaflet_2008-es-web.pdf
Em Discurso na 63ª Assembléia Geral das Nações Unidas, o Presidente Lula falou para representantes de 192 países. Lula defende um diálogo direto com as grandes potências para reformar as estruturas das Nações Unidas, critica a especulação financeira que levou à crise econômica mundial e destaca a crise dos alimentos.
.
Segue abaixo o audio e um documento escrito contendo o discurso completo.
.
Escrito:
http://imprensa.planalto.gov.br/download/discursos/pr890-2@.doc
.
Audio:
O Dia Mundial da Alimentação é comemorado, no dia 16 de outubro, há 28 anos em todo o mundo, a data celebra o dia da criação da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). Este ano o tema será: “Segurança Alimentar Mundial: os Desafios das Mudanças Climáticas e da Bioenergia”, e no bojo destas questões o aumento do preço dos alimentos e seus desdobramentos com destaque para o número de famílias vítimas da fome. Também serão realizadas atividades alusivas ao Centenário do nascimento de Josué de Castro, patrono do Consea Nacional. Todas essas atividades demonstram a grande preocupação da comunidade internacional no combate à fome e a insegurança alimentar e nutricional que segundo a FAO atingem cerca de 925 milhões de pessoas no mundo.
.
O combate à fome no mundo constitui o primeiro objetivo do Desenvolvimento do Milênio, proposto pela Organização Mundial das Nações Unidas (ONU), com o compromisso de países e organismos internacionais para melhorar as condições de vida de milhões de pessoas que sofrem com a fome e a pobreza extrema. No Ceará, para ajudar a diminuir a fome, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Ceará (CONSEA-CE), juntamente com várias Instituições da Sociedade Civil e Secretarias do Governo do Estado, estão elaborando uma vasta programação a ser desenvolvida no período de 14 a 17 de outubro de 2008.
.
A Semana Mundial da Alimentação será comemorada em diversos pontos de Fortaleza e no interior do estado. Sua programação inclui palestras, debates, oficinas, exposições, atrações culturais, Audiência Pública na Assembléia Legislativa no dia 14, Celebração na Praça do Ferreira no dia 16 e na Praça da Gentilândia, dia 17, uma feira cujo tema é “Agricultura Familiar e Economia Solidária na Praça”. Contamos com a participação de todos.
.
O release encontra-se disponivel em:
http://us.f13.yahoofs.com/bc/48e4ed3c_15684/bc/Meus+documentos/Releases.doc?bfjJP5IBTh2Q5WhE
.
Maiores informações: conseaceara@yahoo.com.br / (85) 3101-1563 (CONSEA-CE)
Em mais uma homenagem à Josué de Castro, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS, está lançando o Prêmio Josué de Castro de Boas Práticas em Gestão de Projetos de Segurança Alimentar e Nutricional. O prêmio pretende destacar ações de estados, municípios e sociedade civil, com a intenção de dar maior visibilidade aos projetos ligados a segurança alimentar e nutricional. As melhores práticas receberão um certificado e uma viagem de intercâmbio nacional. O prazo para envio de propostas é até 31 de outubro de 2008.
Para fazer as inscrições e obter maiores informações sobre a premiação acesse o site: http://www.mds.gov.br/sites/premio-josue-de-castro.
No dia 15 de setembro comemoramos dois anos da sanção da LOSAN. Estamos disponibilizando uma reportagem feita pela Radiobrás que fala sobre a lei.
Hoje, dia 15 de setembro, comemoram-se dois anos da sanção da Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (LOSAN) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Esta Lei é de grande importância, pois trouxe ao poder público a responsabilidade de promover à sociedade uma alimentação, de qualidade, em quantidade suficiente e de modo permanente e criou o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN). Com isso os governos municipais, estaduais, federal e a sociedade precisam formular políticas e ações para garantir o direito à alimentação.
.
A LOSAN foi deliberada na II Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, realizada em Olinda-PE, em 2004. Logo a proposta da lei foi elaborada pelo governo federal com a coordenação do CONSEA e o fundamental apoio da sociedade civil.
.
Fonte: http://www.pantanalnews.com.br/contents.php?CID=3152
Este ano estamos comemorando os 100 anos do nascimento de Josué de Castro. Em homenagem a esse grande estudioso estamos postando este documentário.
Um pouco sobre Josué de Castro:
Médico, professor, geógrafo, sociólogo, escritor, político, intelectual e escolhido para ser patrono do Consea Nacional. Fez da luta contra a fome sua missão. Estudou a fundo sobre a fome no Nordeste, no Brasil e no mundo, foi autor de diversas obras e reconhecidas no mundo todo, com livros traduzidos em mais de 25 idiomas. Foi indicado duas vezes ao Prêmio Nobel da Paz. Mesmo 30 anos após a sua morte Josué de Castro ainda é lembrado e reverenciado ficando imortalizado diante de suas idéias e obras.
Mais sobre:
http://www.projetomemoria.art.br/JosuedeCastro/