Bem Vindo!

O CONSEA Ceará, através deste blog, traz informações sobre Segurança Alimentar e Nutricional. Lembramos que as informações aqui postadas não refletem necessariamente a opnião deste Conselho.

4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Alimentação ganha debate

Conferência estadual reúne mais de 600 pessoas para discutir medidas para garantir a segurança alimentar


Seis refeições por dia com os alimentos corretos e oferecer os nutrientes mais importantes para garantir uma vida saudável. “O ideal é oferecer serviços para garantir qualidade de vida das pessoas”, explica Helena Selma Azevedo, integrante do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Ceará (Consea).

Com o objetivo de elaborar políticas estaduais voltadas para assegurar a boa alimentação da população, é realizada esta semana em Fortaleza a 4º Conferência Estadual da Segurança Alimentar e Nutricional (Cesan). Mais de 600 pessoas participam do evento no Ponta Mar Hotel, que termina hoje e escolhe a delegação cearense para a conferência nacional, em novembro, em Salvador (BA).

Segundo Helena Selma, são necessárias políticas públicas intersetoriais para assegurar a segurança alimentar e nutricional da população, pois a alimentação interfere em aspectos como a saúde e a segurança pública. “O alimento é o centro das discussões, mas o tema se ramifica por toda a sociedade”, afirma.

Uma das formas de estimular a alimentação saudável é o incentivo à agricultura familiar. “Quase 70% do que comemos vem da agricultura familiar, mas o produtor não recebe o pagamento justo por isso”, afirma. “Queremos garantir que as pessoas possam viver bem no campo e na cidade como forma de combater a miséria e a fome”.

Oferecer merenda escolar de qualidade, especialmente proveniente de agricultura familiar, segundo Helena Selma, é outra forma de fomentar a segurança alimentar e nutricional. Ela aponta ainda a necessidade de ter vigilância com a alimentação, independente da classe social. “Quando uma pessoa passa fome, ela já perdeu tudo, mas mesmo quem pode não come direito”, diz.

Avanços

A primeira conferência estadual sobre o tema aconteceu em 1994 e, desde então, já existem grandes conquistas na área, segundo Helena Selma. A primeira conquista é a queda da desnutrição grave no Brasil.

A elaboração de políticas diferenciadas para os diversos grupos brasileiros, respeitando especificidades, é outro avanço promovido. “As pessoas não são iguais, tampouco seus hábitos alimentares, e é preciso respeitar isso”, finaliza Helena Selma.

ENTENDA A NOTÍCIA

A 4º Conferência Estadual da Segurança Alimentar e Nutricional trabalha o tema “Alimentação adequada e saudável: direito de todos”. Durante três dias, representantes de várias partes do Ceará debatem questões relacionadas à qualidade da alimentação.


Nenhum comentário: