Bem Vindo!

O CONSEA Ceará, através deste blog, traz informações sobre Segurança Alimentar e Nutricional. Lembramos que as informações aqui postadas não refletem necessariamente a opnião deste Conselho.

4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Prêmio Betinho - Atitude Cidadã



O Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (Coep Nacional) e a Rede Mobilizadores lançam, no dia 9 de agosto, a quarta edição do Prêmio Betinho – Atitude Cidadã. Promovido desde 2008, o prêmio valoriza as pessoas que se mobilizam de diversas formas, em todo o país, para melhorar as condições de vida de comunidades de baixa renda.

“A motivação para ajudar a transformar a realidade social brasileira é um traço marcante da atuação do Coep, desde sua criação pelo Betinho, em 1993. O Prêmio é uma forma de disseminar esse espírito e dar visibilidade a pessoas comprometidas com esta causa, ressalta André Spitz, presidente do Coep Nacional.

Todos os candidatos selecionados são comunitários ou pessoas que trabalham em comunidade, participando ativamente na promoção da melhoria da qualidade de vida na sua região. As ações realizadas pelos candidatos têm diversos focos, desde ações de assistência, capacitações para geração de renda, até a promoção do desenvolvimento sustentável de comunidades e a preservação do meio ambiente.

Histórias como a de casais que tiveram filhos com deficiência e criaram associações voltadas para esse público, de dependentes químicos em abstinência que agora dão palestras sobre prevenção de drogas, de mulheres que criaram cooperativas com o objetivo de ajudar as famílias locais e hoje já atingem outras comunidades em diversos estados são exemplos de algumas iniciativas.

“A divulgação nacional de ações na área social, que muitas vezes ficariam conhecidas somente em suas próprias cidades, estimula o surgimento de iniciativas semelhantes, mobilizando outras pessoas para encontrarem sua forma de participação social”, explica Amélia Medeiros, secretária executiva adjunta do Coep Nacional e coordenadora da premiação.

Os candidatos são indicados pelos integrantes da Rede Coep, formada por organizações de 27 estados e 29 municípios, escolhidos pelas ações sociais que desenvolvem diretamente ou por meio de organizações parceiras.

Todas as ações realizadas pelos candidatos serão, posteriormente, cadastradas no Mapa de Atitudes Cidadãs, um banco de iniciativas desenvolvidas em comunidades de baixa renda. Novas ações também podem ser cadastradas por pessoas ou organizações, inspirando outros atores a encontrar seu caminho de colaboração social.

Em 2010, o prêmio contou com mais de 56 mil votos e foram e premiou 33 pessoas de diferentes municípios brasileiros.

Reconhecimento para quem conquistar votos

Como nos outros anos, a votação será feita no site do prêmio www.coepbrasil.org.br/premiobetinho , de 9 de agosto a 20 de novembro, e a seção Minha Mobilização vai reconhecer aqueles que mais se empenharem em divulgar e aumentar a votação no prêmio.

Ao votar, a pessoa receberá automaticamente em sua caixa postal um e-mail com um link personalizado gerado pelo site. Para atrair novos votos, basta reencaminhar esse link para sua rede deamigos. Depois, poderá verificar o impacto da sua mobilização, acompanhando a seção no site do prêmio. Ao final da votação será reconhecida a pessoa que se destacou como Mobilizador.

Mais informações:
(21) 2528-4373 / coep@coepbrasil.org.br

Fonte: Ascom CONSEA Nacional

Assessoria de Comunicação
CONSEA Ceará

Nenhum comentário: