Bem Vindo!

O CONSEA Ceará, através deste blog, traz informações sobre Segurança Alimentar e Nutricional. Lembramos que as informações aqui postadas não refletem necessariamente a opnião deste Conselho.

4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar

segunda-feira, 23 de março de 2009

22 de Março - Dia Mundial da Água



O Dia Mundial da Água é comemorado anualmente em 22 de março. A data foi instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1992. O Brasil só passou a celebrá-la a partir de 2003, quando o 22 de março também foi instituído como Dia Nacional da Água.
.
A cada ano, a Agência Nacional de Águas institui um tema para celebrar a data. Neste ano o tema é "águas transfronteiriças", pois o país possui 83 cursos d'água transfronteiriços, ou seja, o Brasil compartilha com outros países as águas de 83 cursos d'água.
.
Entre os dias 16 e 22 de março aconteceu em Istambul, na Turquia, o 5º Fórum Mundial da Água, 150 países discutiram o tema: " Superando Divisores de Água" sugerindo que a água seja tratada como um assunto independente dos limites geográficos, culturais e socioeconômicos.
.
O acesso à água de qualidade é um direito humano básico que necessita ser efetivado para toda a população", essa foi uma das diretrizes extraídas da III Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, realizada em 2006, em Fortaleza.
.
Segue abaixo um texto e uma apresentação disponibilizada pelo Consea Nacional sobre o tema.
A água no contexto da soberania e segurança alimentar e nutricional
Á água no Semiárido
.
Links relacionados ao assunto:
.
Fontes: Assessoria de Comunicação do Consea Nacional e Agencia Nacional das Águas

Nenhum comentário: