Bem Vindo!

O CONSEA Ceará, através deste blog, traz informações sobre Segurança Alimentar e Nutricional. Lembramos que as informações aqui postadas não refletem necessariamente a opnião deste Conselho.

4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Lançamento do filme "Garapa"

.
Ontem, dia 21 de maio, o Consea Ceará esteve presente no Espaço Unibanco Dragão do Mar para acompanhar a exibição especial do filme "Garapa", novo filme de José Padilha. O diretor que dirigiu filmes como "Ônibus 174" e o aclamado "Tropa de Elite", conforme visto na foto acima, esteve presente no evento e antes da sessão falou brevemente sobre o documentário.
.
Confira abaixo um trexo da matéria de Magela Lima do jornal "O Povo" falando sobre o filme.
.
Todo filmado no Ceará, Garapa demarca o reencontro de Padilha com a produção documental e reforça a imagem engajada do cineasta, autor dos polêmicos Ônibus 174 (2002) e Tropa de Elite (2007). Em quase duas horas, o diretor acompanha as dores de três famílias, açoitadas pelo drama da fome. Da periferia de Fortaleza aos confins do município de Choró, no Sertão Central, o cineasta segue, com uma câmera discreta, a rotina de quem, quando almoça, não janta, e vice-versa. Gente simples, envelhecida ainda criança, que vê a vida correr sem nenhuma esperança, nem mesmo a de comer todos os dias. Apesar do recorte geográfico muito definido, o diretor é categórico quanto aos limites de sua nova criação. “Garapa é um filme sobre a realidade de apenas três famílias, mas, eu não tenho receio em afirmar que, dos filmes que eu fiz, é o mais universal. Poderia ter filmado esse documentário em São Paulo ou na África, mas filmei no Ceará. E a fome no Ceará é exatamente a mesma fome de qualquer outro lugar”, argumenta. Clique aqui para ver a matéria completa.
.
Fonte: Jornal "O Povo"
.
Felipe Farias
Assessor de Comunicação do Consea Ceará

Nenhum comentário: