Bem Vindo!

O CONSEA Ceará, através deste blog, traz informações sobre Segurança Alimentar e Nutricional. Lembramos que as informações aqui postadas não refletem necessariamente a opnião deste Conselho.

4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Dia Mundial da Alimentação 2009: Alcançar a segurança alimentar em época de crise


A celebração do Dia Mundial da Alimentação (DMA), 16 de outubro, aniversário da fundação da FAO em 1945, e que é comemorado em aproximadamente 150 países, estará enfocada este ano 2009 sob o tema de “Conseguir segurança alimentar em época de crises”.
.
Isto se deve a que a crise econômica, além do aumento nos preços dos alimentos e dos combustíveis no período entre os anos 2007 e 2008, contribuiu para a deterioração das zonas rurais dos países em desenvolvimento, afetando principalmente as pessoas em situação de pobreza que também se encontram prejudicadas pelos altos índices de desemprego, produto da situação econômica mundial.
.
De acordo com o diretor-geral da FAO, Jacques Diouf, durante o último ano houve “uma perigosa mistura de desaceleração econômica global combinada com preços dos alimentos obstinadamente altos, em muitos países levou a quase 100 milhões de pessoas mais que do ano passado a fome crônica e a pobreza”.
.
E neste contexto é que a versão deste ano estará relacionada com a influência da crise econômica e no aumento do número de pessoas subnutridas no mundo, junto com os efeitos causados pelos antecessores, como a crise energética e alimentar, o que contribuiu para aumentar o número de famintos para aproximadamente 1020 milhões de pessoas.
.
A reunião irá tentar encontrar um consenso para ajudar a gerar as ações necessárias para a erradicação da fome, sendo uma das prioridades conseguir investimento tanto público como privado, mais concretamente através de investimentos públicos orientados para incentivar e facilitar o investimento privado especialmente por parte dos próprios agricultores.
.
Em relação a isto, Diouf declarou nos último tempos que “são necessárias as ferramentas de desenvolvimento, econômicas e políticas para impulsionar sua produção agrícola e sua produtividade. É necessário aumentar o investimento na agricultura, já que na maioria dos países pobres um setor agrícola saudável é fundamental para superação da fome e da pobreza e um pré-requisito para o crescimento econômico”.
.
Objetivos do Dia Mundial da Alimentação:
.
- Estimular uma maior atenção à produção agrícola em todos os países e um maior esforço nacional, bilateral, multilateral e não governamental a este fim;
.
- Estimular a cooperação econômica e técnica entre países em desenvolvimento;
.
- Promover a participação das populações rurais, especialmente das mulheres e dos grupos menos privilegiados, nas decisões e atividades que afetam a suas condições de vida;
.
- Aumentar a consciência pública sobre a natureza do problema da fome no mundo;
.
- Promover a transferência de tecnologias ao mundo em desenvolvimento;
.
- Fomentar ainda mais o sentido de solidariedade nacional e internacional na luta contra a fome, a desnutrição e a pobreza e sinalar a atenção aos êxitos em matéria de desenvolvimento alimentar e agrícola.
.
No Ceará, entre os dias 13 e 17 de outubro, o CONSEA Ceará juntamente com entidades da esfera pública e civil realizará diversos eventos que estarão inseridos na Semana Mundial da Alimentação 2009. Em breve, no blog, será disponibiizado a programação geral.
.
Fonte: Site da FAO (http://www.rlc.fao.org/pr/dma)

Nenhum comentário: