Bem Vindo!

O CONSEA Ceará, através deste blog, traz informações sobre Segurança Alimentar e Nutricional. Lembramos que as informações aqui postadas não refletem necessariamente a opnião deste Conselho.

4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Audiência Pública discute sobre a SMA 2011 e o seu tema: Preço dos Alimentos – da crise à estabilidade

.

A elaboração de uma Política de Segurança Alimentar e Nutricional no Estado do Ceará foi tema de discussão, na tarde desta terça-feira (18/10), em audiência pública realizada pela Comissão de Agropecuária da Assembleia Legislativa e o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Ceará – CONSEA Ceará. Durante o debate, proposto pelo deputado Lula Morais (PCdoB), o Presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Ceará (CONSEA Ceará) Emanuel Barreto de Oliveira, e a conselheira do CONSEA Ceará, Helena Selma Azevedo, apresentou dados sobre a insegurança alimentar em âmbitos nacional e regional.

Helena Selma Azevedo afirmou que tanto a fome quanto a insegurança alimentar são as principais violências a que o ser humano pode ser submetido. Para ela, houve uma mudança de paradigma relacionada à alimentação no Brasil. “Se algumas décadas atrás existiam uma preocupação grande com relação à desnutrição, hoje essa preocupação se dá mais pela obesidade, pois em geral o brasileiro não está sabendo se alimentar de forma adequada”, afirmou.

O deputado Lula Morais (PCdoB) afirmou que a discussão sobre o assunto faz parte das comemorações do Dia Mundial da Alimentação, celebrado em 16 de outubro. “Esta data é importante para alertar aos governantes sobre a problemática da fome e da pobreza no país e no mundo, e sobre as políticas de combate à desnutrição, de incentivo à produção alimentar e também sobre a democratização do acesso a uma alimentação saudável. É um tema que deve ser prioridade, pois é uma questão básica de sobrevivência”, ressaltou o parlamentar.

A representante da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado e Secretária do CONSEA Ceará, Regina Praciano, disse a discussão sobre o tema não ser recente, mas que a novidade está em termos de políticas públicas para o tema. Ela afirmou ainda, que no momento a meta do Estado é a elaboração do Plano, que se adeque ao projeto nacional, aprovado em 2010.

Participaram também da audiência; o superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Eude Guedes de Andrade; deputado Hermínio Resende (PSL), entre demais autoridades.

O evento contou ainda com a entrega de placas homenageando a Prefeitura de Orós, Rede de Agricultores e Agricultoras Agroecológicos de Itapipoca e ao CONSEA Ceará pelos trabalhos que vêm realizando na área de segurança alimentar e nutricional no estado do Ceará.

Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa do Ceará

Assessoria de Comunicação
CONSEA Ceará

Nenhum comentário: