Bem Vindo!

O CONSEA Ceará, através deste blog, traz informações sobre Segurança Alimentar e Nutricional. Lembramos que as informações aqui postadas não refletem necessariamente a opnião deste Conselho.

4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Programa Banco de Alimentos de Juazeiro do Norte


O Banco de Alimentos é uma iniciativa de abastecimento e segurança alimentar do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome em parceria com Municípios com mais de 100.000 habitantes. Seu objetivo é arrecadar alimentos, provenientes de doações, por meio da articulação com o setor alimentício (indústrias, supermercados, varejões, feiras, centrais de abastecimento e outros).
.
Em cada um dos Bancos, os produtos são recebidos, selecionados, separados em porções, processados ou não, embalados e distribuídos gratuitamente às entidades assistenciais, como forma de complementação às refeições diárias da população assistida. Em contrapartida, as entidades atendidas pelos Bancos de Alimentos participam de atividades de capacitação em educação alimentar, para que o conhecimento seja repassado à comunidade.
.
Um levantamento feito pelo Banco de Alimentos de Juazeiro mostra que já foram distribuídas 18 mil toneladas de alimentos a diversas entidades assistenciais do município. Os gêneros alimentícios são frutos de doações para socorrer a essas entidades beneficentes cadastradas. O Banco de Alimentos foi inaugurado pela Prefeitura de Juazeiro no mês de julho do ano passado e é a sede de um outro programa: o Compra Direta. Ali, quase todos os meses, são feitas reuniões com os responsáveis pelas instituições cadastradas, visando o melhor funcionamento da iniciativa.
.
Nos encontros, a direção do Banco de Alimentos promove palestras e capacitações para garantir o aproveitamento integral dos alimentos e segurança alimentar e nutricional. Uma das recentes palestras foi coordenada pelos técnicos do programa Mesa Brasil do Sesc sobre higiene dos alimentos. O Banco promove ainda o processo de inclusão social, através de minicursos para garantir a sustentabilidade das famílias carentes.
.

Nenhum comentário: